Enem: dias de prova terão ônibus, metrô e trens gratuitos em São Paulo
Ônibus intermunicipais, metrô e CPTM serão liberados no domingo (9/11) das 9h às 21h devido à provas do Enem. Operação se repete no dia 16
Os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Paulo neste domingo (9/11), primeiro dia do exame, terão transporte público gratuito. O governo estadual liberou gratuidade para o metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos( CPTM) e ônibus intermunicipais.
Os ônibus do serviço municipal da capital paulista já são gratuitos aos domingos.
O benefício será válido das 9h às 21h neste domingo e também no seguinte (16/11), segundo dia de provas do Enem. Os portões para a realização da prova abrem às 12h e fecham às 13h. A prova vai até as 19h neste domingo e até as 18h30 no segundo dia de provas.
Não será necessário apresentar carteira estudantil ou outros documentos, uma vez que o acesso será liberado a todos.
De acordo com o governo, as linhas de metrô e trens terão monitoramento da demanda de passageiros, com carros reservas de prontidão. Também haverá reforço no quadro de funcionários para orientar os estudantes. No caso das linhas de ônibus intermunicipais, haverá reforço se necessário.
A recomendação é que os estudantes se programem para chegar ao local das provas com antecedência.
Orientações
Estudantes de todo o país fazem neste domingo as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação no primeiro dia de provas. Os candidatos devem respeitar durante todo o exame as diretrizes impostas pelo Ministério da Educação (MEC) para evitar desclassificação.
Leia também
-
Brasil
Veja lista do que é permitido levar para a prova do Enem
-
Brasil
Enem 2025: confira horários, documentos e orientações para a prova
-
Distrito Federal
DF terá reforço nas linhas de ônibus neste domingo, durante o Enem
-
Distrito Federal
DF terá esquema especial de segurança nos dias de provas do Enem
O descumprimento dos horários é um dos motivos mais recorrentes para a eliminação. O edital do Enem define que o participante deve chegar ao local de prova a partir das 12h (horário de Brasília) e se apresentar na porta da sala para identificação até às 13h, momento em que os portões são fechados. O atraso, por menor que seja, impede o acesso e resulta na eliminação automática.
Horário Enem
Além disso, a falta de documentos válidos de identificação, bem como a ausência de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para a transcrição das respostas e da redação, também inviabilizam a participação no exame.
A rigorosa proibição de uso e porte de equipamentos eletrônicos é outra regra crucial que pode levar à desclassificação.
O participante deve guardar, antes de entrar na sala, em um envelope porta-objetos lacrado e identificado, itens como celular, tablet, smartwatches e quaisquer outros dispositivos eletrônicos, mantendo-os desligados e desativados (incluindo alarmes), desde o ingresso na sala até a saída definitiva do local.
Qualquer aparelho eletrônico ligado, com alarme ativo ou fora do envelope lacrado durante o período da prova, é motivo para eliminação imediata.
What's Your Reaction?