Entenda diagnóstico de Donald Trump e conheça os sintomas de alerta
A doença vascular enfrentada por Donald Trump compromete a circulação normal do sangue e pode ser alerta para doenças mais sérias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, doença que afeta a circulação do sangue nos membros inferiores. A confirmação foi feita pela Casa Branca nesta quinta-feira (17/7), após exames para investigar um inchaço nas pernas.
A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma condição em que as veias das pernas não conseguem retornar o sangue ao coração de forma eficiente, causando acúmulo de sangue e pressão nas veias. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), esse tipo de doença atinge cerca de 38% da população brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres.
Leia também
-
Saúde
Varizes: veja 5 dicas para cuidar dos sintomas no inverno
-
Saúde
Musculação pode causar varizes? Especialista esclarece
-
Claudia Meireles
Varizes: entenda a importância do tratamento e veja como prevenir
-
Vida & Estilo
Varizes: receita de chá com canela melhora a circulação sanguínea
Diagnóstico
No caso de Trump, a Casa Branca informou que o mandatário foi submetido a uma série de exames após sentir inchaço persistente nas pernas. Ele fez um hemograma completo, painel metabólico abrangente, testes de coagulação, d-dímero, peptídeo natriurético tipo B e biomarcadores cardíacos, incluindo um estudo vascular diagnóstico que revelou a doença crônica.
Outros exames, como ecografia vascular (ecodopler), podem ajudar no diagnóstico da doença. Segundo o cirurgião vascular Herik Oliveira, varizes muito aparentes são um sinal de alerta para que o paciente procure ajuda médica.
“Esse paciente deve procurar um especialista, que é o médico angiologista e cirurgião vascular, para uma avaliação clínica e na maioria das vezes um exame complementar que vai avaliar o sistema venoso profundo, ver se tem alguma presença de trombose antiga ou trombose aguda, e ainda vai avaliar o sistema venoso superficial para avaliar se tem presença de refluxo e de varizes”.
Sintomas de insuficiência vascular crônica:
- Dores e inchaço nas pernas;
- Cãibras;
- Hematomas;
- Coceira;
- Sensação de peso nas pernas;
- Inchaço nas mãos, pés e tornozelos.
O cirurgião vascular Fábio Rocha explica que o sangue acumulado nas pernas também pode levar ao escurecimento delas e à formação de feridas. Além disso, as varizes também são fatores de risco para tromboflebite e trombose venosa profunda (TVP).
“A embolia pulmonar, por exemplo, também é causada pela migração de um trombo no sistema venoso até o pulmão. Isto ocorre quando há a presença de trombose venosa profunda nos membros inferiores. Um dos fatores de risco da TVP é justamente a formação de varizes”, explica o cirurgião vascular.
A Casa Branca informou que não foram encontrados indícios de trombose venosa profunda ou de doenças arteriais. “É uma condição comum e benigna”, afirmou a secretária de imprensa, Karoline Leavitt.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
What's Your Reaction?






