EUA: homem mostra como está a noite de Washington com Guarda Nacional

Vídeo de morador mostra noites em Washington após ordem de Trump que mobilizou a Guarda Nacional e colocou a polícia sob controle federal

Agosto 19, 2025 - 18:30
 0  0
EUA: homem mostra como está a noite de Washington com Guarda Nacional

Há uma semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de emergência de segurança pública em Washington D.C. Desde então, a Guarda Nacional ocupa as ruas e a polícia local está sob controle federal. O corredor Rob Perez, morador da capital e conhecido por gravar vídeos durante suas corridas, viralizou ao mostrar como está a cidade à noite após a ordem presidencial.

No vídeo, publicado na última sexta-feira (15/8), Rob filma a presença de diversas agências federais, incluindo a Patrulha de Fronteira e o Serviço Secreto, e documenta interações tensas e confusas entre os agentes e os cidadãos. O vídeo já tem mais de 9,4 milhões de visualizações.

Assista:

Além de mostrar a forte presença policial em D.C., Rob relata o que viu durante a corrida. De acordo com ele, dois homens foram parados por estarem fumando maconha, o que não é contra a lei em Washington D.C.

Ele conta, ainda, que ao andar ao lado dos agentes presenciou inúmeras reações de medo vindas de pessoas pretas. “Uma mãe e seu filho estavam andando pela rua e no segundo em que viraram a esquina e viram agentes andando em sua direção, ela imediatamente segurou a mão da criança e disse: ‘quando ver essas pessoas andando por aqui, você segura a minha mão para eles saberem que você está comigo e não por aí, causando problema’.”

No vídeo, Rob ainda diz que parece haver confusão entre as agências de segurança em relação a quem está no comando de que. “Bem ali a polícia de D.C. estava distribuindo um monte de notificações para que as pessoas que estavam em tendas soubessem que elas vão ter que deixar a região. Outros agentes policiais apareceram e ignoraram as notificações, pedindo para que as pessoas deixassem o local naquele momento.”

Leia também

O que acontece em Washington D.C.?

No dia 11 de agosto, Donald Trump declarou emergência de segurança pública em Washington D.C. e colocou o Departamento de Polícia Metropolitana sob controle federal. A medida veio acompanhada do envio da Guarda Nacional às ruas da capital, um dia depois de o presidente ter ordenado que os sem-teto deixassem a cidade “imediatamente”.

Trump justificou a decisão afirmando que a taxa de criminalidade em Washington é pior do que em várias capitais do mundo e que a federalização da polícia seria necessária para “restabelecer a lei, a ordem e a segurança pública”.

Na primeira noite, a capital teve um total de 74 prisões, de acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana de D.C. (MPD). O número é cerca de 32% maior do que a média de prisões por dia na cidade em todo o ano de 2024.

De acordo com a Casa Branca, os policiais federais efetuaram 45 prisões na noite dessa terça. Cerca de 1.650 policiais participaram das operações. Das prisões, 29 seriam de imigrantes sem documentos.

A Associação de Prefeitos Democratas chegou a reagir, acusando o presidente de promover uma “farsa política” para “servir a seus próprios interesses e distrair os americanos de seus fracassos”. De acordo com o jornal The New York Times, a intervenção federal deve durar 30 dias.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente