Família de chinês morto no Pantanal vem ao Brasil para liberar corpo

Kongjian Yu é uma das quatro vítimas do avião que caiu na última terça-feira (23/9), na região da Fazenda Barra Mansa

Sep 29, 2025 - 14:00
 0  1
Família de chinês morto no Pantanal vem ao Brasil para liberar corpo

A família do arquiteto chinês Kongjian Yu (foto em destaque), mundialmente conhecido pelo conceito das “cidades-esponja”, chegará ao Brasil nesta quarta-feira (1º/9) para a coleta de material genético, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul. O procedimento será realizado após ele ter sido vítima do acidente aéreo no estado.

Leia também

Kongjian Yu é uma das quatro vítimas do avião que caiu na terça-feira (23/9) na região da Fazenda Barra Mansa, próximo à cidade de Aquidauana (MS).

Acidente

  • Um avião com quatro pessoas a bordo caiu na última terça-feira (23/9), na região da Fazenda Barra Mansa, próximo à cidade de Aquidauana (MS).
  • A aeronave seria um modelo Cessna e teria explodido após a queda.
  • As vítimas do acidente foram Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave; Kongjian Yu, arquiteto paisagista de origem chinesa; Luiz Ferraz, cineasta e documentarista brasileiro; e Rubens Crispim Jr., documentarista.

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul informou que foram realizados exames necroscópicos e a coleta de material para identificação em todos os corpos das vítimas, que ficaram carbonizados após a queda da aeronave. 7 imagensAvião que caiu em MSCineasta morto em acidente de avião fundou bloco do Carnaval paulistaCineasta Rubens Crispim, morto em queda de avião no Pantanal do Mato Grosso do SulAcidente aéreo deixou quatro mortos na noite de terça-feira (23/9), em Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossenseArquiteto chinês Kongjian Yu, que propunha soluções para enchentes nas cidadesFechar modal.1 de 7

Kongjian Yu, Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, Rubens Crispim Júnior e Marcelo Pereira de Barros, vítimas de acidente aéreo em MSMontagem Metrópoles2 de 7

Avião que caiu em MSReprodução/Polícia Civil de MS3 de 7

Cineasta morto em acidente de avião fundou bloco do Carnaval paulistaReprodução/ Instagram4 de 7

Cineasta Rubens Crispim, morto em queda de avião no Pantanal do Mato Grosso do SulReprodução/Instagram5 de 7

Acidente aéreo deixou quatro mortos na noite de terça-feira (23/9), em Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossenseArte/Metrópoles6 de 7

Arquiteto chinês Kongjian Yu, que propunha soluções para enchentes nas cidadesReprodução/Instagram7 de 7

Arquiteto chinês Kongjian Yu, que propunha soluções para enchentes nas cidadesReprodução/Instagram

Os corpos dos brasileiros Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave; do cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz; e do produtor e diretor Rubens Crispim Júnior foram oficialmente identificados e liberados para as famílias.

A terceira-secretária Brena Sun Jia Rui e o líder Hou Fang Chao, representantes da Seção Consular da Embaixada da China no Brasil, participaram de uma reunião com o coordenador-geral de Perícias e Identificação de Mato Grosso do Sul, José de Anchieta Souza Silva, na qual informaram que a esposa e a filha do arquiteto chinês virão ao Brasil.

Elas farão para a coleta de material genético, necessária para a comparação com o perfil de DNA já processado da vítima. Segundo a polícia, após a confirmação da identidade de Kongjian Yu, o corpo será liberado à família.

O arquiteto publicou mais de 20 livros e mais de 300 artigos científicos. Ele recebeu prêmios internacionais, como o IFLA Sir Geoffrey Jellicoe Award, o Cooper Hewitt National Design Award e o RAIC International Prize.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente