Fruta protege o coração e ajuda no emagrecimento, diz cardiologista
Conheça uma fruta pouco consumida que garante benefícios para o coração, memória, intestino e, ainda, favorece o emagrecimento

Famosa por marcar presença nas simpatias de réveillon, os benefícios da romã vão muito além da promessa de trazer prosperidade para o novo ciclo. Rica em antioxidantes e conhecida por sua ação anti-inflamatório poderosa, essa fruta pouco consumida no dia a dia é um verdadeiro “remédio natural” para a saúde geral do corpo, com foco no coração, memória e, claro, emagrecimento.
Leia também
-
Claudia Meireles
Conheça legume considerado um suplemento natural para saúde do coração
-
Claudia Meireles
Flor-da-paixão: conheça planta poderosa no controle da ansiedade
-
Claudia Meireles
Quem tem diabetes deve evitar estas bebidas, diz expert
De acordo com o médico cardiologista Fabrício da Silva, o que torna a romã um superalimento é a presença de compostos bioativos como os flavonoides, antocianinas, elagitaninos e taninos.
Muito mais do que um símbolo de prosperidade nas festas de fim de ano, a romã proporciona diversos benefícios para a saúde
No que tange à especialidade de Fabrício, a fruta pode ser uma ótima aliada para a regulação da pressão arterial. “Ela vai promover um relaxamento dos vasos sanguíneos por meio dos antioxidantes como quercetina e ácido elágico”, comenta.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Dispor de uma alimentação balanceada e praticar atividade física ajudam a controlar a pressão arterial Getty Images
2 de 3
Cardiologista revela que a fruta contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos Getty Images
3 de 3
Romã pode regular pressão arterialUnsplash/Reprodução
Outro ponto positivo para o sistema cardiovascular é a capacidade de controle do colesterol. “A romã garante que o colesterol bom, o HDL, se eleve e que o LDL, considerado ruim, reduza. Essa ação favorece e melhora a circulação vascular”, assegura.
Outro aspecto importante é a ação preventiva contra alguns tipos câncer. Embora a fruta não trate a doença, Fabrício explica que seus compostos ajudam a inibir a proliferação de células tumorais, especialmente em casos de câncer de próstata, mama e pele.
Veja como a fruta pode ser uma aliada para a saúde geral do corpo
Os benefícios da fruta também alcançam o cérebro. Segundo o cardiologista, o consumo regular contribui para melhorar a memória e prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. “Notamos um aprimoramento na função cognitiva, o que é fundamental para a saúde cerebral”, ressalta.
O reforço à imunidade é mais um benefício que chama a atenção. Fabrício destaca que a romã ajuda a inibir micro-organismos nocivos e equilibrar a microbiota intestinal, essencial para o bom funcionamento do sistema imune.
O déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta diariamente, é uma boa estratégia para quem busca perder peso
Para quem busca emagrecimento, a fruta também pode ser uma boa aliada. “Ela é baixa em calorias, rica em fibras e favorece a sensação de saciedade, o que auxilia em dietas de perda de peso”, explica o especialista. Além disso, ele explica que a fruta favorece a circulação durante a prática de exercícios, retardando a fadiga muscular.
Cuidados no consumo
Apesar dos inúmeros benefícios, o cardiologista alerta para as contraindicações. Pessoas com gastrite, doenças renais ou em uso de medicamentos anti-hipertensivos e anticoagulantes devem buscar orientação médica antes de incluir a romã de forma regular na dieta. O consumo exagerado do chá ou da casca da fruta pode causar desconfortos estomacais e, em grandes quantidades, intoxicação.
Para o público geral, entretanto, a romã pode ser consumida em sucos, chás ou sementes frescas, de forma equilibrada e inserida em uma alimentação saudável.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?






