Gilberto Gil pede que padre se retrate por ofensas a Preta: “Debochou”
Leia trechos da notificação em que a família de Preta Gil pede que o padre Danilo César, da Paraíba, se retrate por falas ofensivas

A família de Preta Gil tomou uma decisão após as falas consideradas desrespeitosas do padre Danilo César, da cidade de Areial, na Paraíba. No mês passado, uma semana após a morte da cantora, ele zombou e disse no seu sermão dominical que os orixás não “ressuscitaram” a famosa, vítima de câncer.
Leia também
-
Fábia Oliveira
Padre debocha e diz que orixás não salvaram Preta Gil; assista
-
Celebridades
Bela Gil detona padre que zombou da fé de Preta Gil
-
Rodrigo França
Carta ao padre Danilo César: altar não deveria ser lugar de escárnio
-
Celebridades
Preta Gil será homenageada em missa em igreja de Salvador
Intolerância
Gilberto Gil e Flora Gil, pais de Preta, enviaram uma notificação extrajudicialmente ao sacerdote na qual consideram a declaração feita por ele ofensiva às religiões afro-brasileiras. Assim, a família Gil acusa o padre de intolerância religiosa e pede retratação pública e medidas disciplinares.
No documento, os familiares de Preta Gil afirmam que, ao falar sobre a relação entre fé e sofrimento, Danilo César desqualificou religiões de matriz africana, chamando-as de “forças ocultas” e expressando desejo de que “o diabo levasse” seus praticantes.
“Em seguida, debochou da fé que atribui à cantora Preta Gil e ao seu pai, Gilberto Gil, ao ironizar a ausência de intervenção dos orixás numa supostamente desejada ressurreição da artista; ao fazê-lo, associou diretamente sua espiritualidade ao sofrimento, com tom e postura inapropriados”, diz um trecho da notificação, divulgada pelo portal HugoGloss.
Em outro, a família reforça que o sacerdote não se pronunciou após a polêmica. “Passados mais de 15 dias do fato, não houve manifestação pública ou qualquer comunicado feito à família com intuito de retratação das graves ofensas. Com todo respeito, a omissão de Vossa Excelência Reverendíssima e de Vossa Reverência contribui para perpetuar o estado de desrespeito à família, à memória da Sra. Preta Gil e às religiões de matrizes africanas”, afirma o texto.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
Padre Danilo César e Preta Gil2 de 6
Preta Gil e Gilberto GilReprodução/Internet.3 de 6
"A mais espevitada", recorda Gilberto Gil após morte de PretaInstagram/Reprodução4 de 6
Preta Gil morreu no dia 20 de julho5 de 6
Gilberto Gil e Preta GilReprodução/Redes sociais6 de 6
Preta GilReprodução
Relembre
O vídeo no qual o padre aparece zombando da religião de Preta Gil repercutiu nas redes sociais no fim do mês passado. Na gravação, o sacerdote Danilo César, que pertence à Diocese de Campina Grande, questionou as religiões de matriz africana, incluindo o Candomblé:
“Porque Deus sabe o que faz. Se for pra você morrer, vai morrer, e Deus sabe que a morte é o melhor pra você. Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disse ele.
Ele seguiu seu relato e disse que cristãos que procuram por “forças ocultas” deveriam ser levados pelo diabo. “E tem gente católico que pede essas forças ocultas. Eu só queria que o diabo viesse e levasse. Quando acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer”, completou.
Após a fala polêmica, o perfil do padre no Instagram saiu do ar. O vídeo também foi retirado do canal do YouTube da paróquia. As declarações resultaram no registro de três boletins de ocorrência contra o sacerdote. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que instaurou investigação.
What's Your Reaction?






