Ginecologista explica sintomas e cuidados durante a menopausa

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher marcada pelo fim dos ciclos menstruais. Geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, sendo diagnosticada após 12 meses sem menstruação. Entre os sintomas mais comuns estão ondas de calor, insônia, irritabilidade e ressecamento vaginal. Além de dores durante as relações sexuais, infecções vaginais e […]

Oct 7, 2025 - 11:00
 0  0
Ginecologista explica sintomas e cuidados durante a menopausa

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher marcada pelo fim dos ciclos menstruais. Geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, sendo diagnosticada após 12 meses sem menstruação. Entre os sintomas mais comuns estão ondas de calor, insônia, irritabilidade e ressecamento vaginal. Além de dores durante as relações sexuais, infecções vaginais e urinárias recorrentes, urgência e incontinência urinária, perda de massa óssea, aumento do risco cardiovascular, alterações metabólicas com ganho de peso e redistribuição da gordura corporal, além do envelhecimento cutâneo.

“Os exames recomendados durante esse período visam à saúde feminina na prevenção e detecção precoce de doenças, como as cardiovasculares, osteoporose, diabetes e alterações da tireoide, além do rastreamento de cânceres, especialmente de mama, colo do útero e cólon. Também é aconselhado a escolha do tratamento mais adequado para amenizar os efeitos da deficiência hormonal e promover a qualidade de vida e o bem-estar físico e emocional”, pontua Glaucia Almeida, ginecologista e professora do curso de Medicina da UNINASSAU Boa Viagem.

Cuidar da alimentação, praticar exercícios e manter consultas regulares são medidas essenciais nessa fase. “A forma como a mulher se alimenta, se exercita, dorme e lida com o estresse, tem impacto direto no equilíbrio do bem-estar geral. As recomendações incluem acompanhamento médico, alimentação saudável, atividade física regular, qualidade de sono e manejo de estresse. Além de tratamento, com a terapia hormonal, nas pacientes que não tenha contraindicação ao hormônio”, pontua a especialista.

A intensidade dessas manifestações varia de mulher para mulher, exigindo atenção individualizada. “A diminuição dos níveis de estrogênio pode causar diversas alterações no organismo feminino, tanto imediatas quanto a longo prazo. Esse período traz mudanças hormonais que podem impactar a saúde física e emocional”, afirma.

Adotar hábitos saudáveis melhora a qualidade de vida e promove bem-estar. A consulta médica da paciente no climatério é uma excelente oportunidade para realizar exames de papanicolau, mamogafia, colposcopia, endoscopia, ultrasonografías, densitometría, perfil lipídico, glicemia, hormonios tiroidianos, dosagens de vitaminas, entre outros, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Uninassau

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente