Gleisi critica aprovação do PL da Dosimetria: “Grave retrocesso”
Projeto aprovado na Câmara dos Deputados pode reduzir a pena de Bolsonaro em regime fechado para até 2 anos e 4 meses
A ministra de Relações Institucionais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Gleisi Hoffmann, se manifestou sobre a aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria, que alivia as penas para condenados por envolvimento na trama golpista e nos atos de 8 de Janeiro.
A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (10/12), horas após a confusão desencadeada com a retirada à força do deputado Glauber Braga (PSol-RJ), que ocupava a Mesa Diretora. O texto agora segue para o Senado.
Leia também
-
Brasil
Veja como votou cada deputado no PL da Dosimetria
-
Brasil
Senado: presidente da CCJ adianta que Amin será relator da dosimetria
-
Brasil
Aprovado na Câmara, PL da Dosimetria deve ser votado no Senado ainda em 2025
-
Brasil
Motta acusa PT de “incoerência histórica” durante votação da dosimetria
A titular da articulação do Executivo criticou as agressões da Polícia Legislativa contra parlamentares, jornalistas e servidores. Também chamou o PL da Dosimetria de “grave retrocesso”.
“As agressões sem precedentes contra parlamentares, jornalistas e servidores na Câmara marcaram, na noite de ontem, a aprovação pela maioria de um grave retrocesso. O chamado projeto da dosimetria fragiliza a legislação de defesa da democracia e desafia as decisões do STF no julgamento dos golpistas, que ainda nem foi concluído”, escreveu a ministra no X.
Gleisi avalia ainda que a aprovação da medida decorre da aliança entre a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e caciques do Centrão que fazem oposição ao governo. Segundo o relator do texto na Câmara, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o ex-chefe do Executivo pode ter a pena em regime fechado reduzida para até 2 anos e 4 meses.
“Este é o resultado de interesses políticos entre a família Bolsonaro e os caciques da oposição ao governo. E quem vai pagar o preço dessa grande chantagem é o país, nossas instituições e nossa democracia, mais uma vez, ameaçada pelo golpismo”, pontuou Gleisi.
What's Your Reaction?