Governistas alfinetam Eduardo Bolsonaro após Trump recuar no tarifaço
Lindbergh e Gleisi chamaram o deputado de “traidor da pátria” após o governo dos EUA zerar as tarifas de 40% sobre produtos brasileiros
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram no X (antigo Twitter) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de zerar as tarifas de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros, como carne e café.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), elogiou a diplomacia brasileira. Ele também fez uma indireta ao colega Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março e é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente articular sanções contra o Brasil em solo norte-americano.
“Hoje o país coleta os frutos de uma política externa responsável, capaz de proteger nossa economia, ampliar mercados e reconstruir a credibilidade perdida. É preciso dizer: vencemos os traidores da pátria!”, disse Lindbergh.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou diretamente Eduardo e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “traidores da pátria”, e também citou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que responsabilizou Lula pelo tarifaço.
“Lula soube conversar com seriedade e altivez com Donald Trump, confirmando que é um verdadeiro líder. Vitória do Brasil e enorme derrota dos traidores da pátria, Jair e Eduardo Bolsonaro, e daqueles que comemoraram o tarifaço contra o país, como o governador Tarcísio de Freitas e outros mais”, disse a ministra.
Leia também
-
Brasil
Gleisi celebra retirada de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros
-
Brasil
Setor de carnes celebra redução do tarifaço dos EUA sobre o Brasil
-
São Paulo
“Estou feliz”, diz Lula sobre redução do tarifaço anunciado por Trump
-
Mundo
Tarifaço dos EUA ao Brasil foi feito sob pressão para livrar Bolsonaro
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que o recuo de Trump foi uma vitória para o agronegócio e a indústria do Brasil.
“A decisão dos Estados Unidos de retirar tarifas de produtos brasileiros confirma a força da diplomacia ativa do governo Lula, que trabalha com diálogo, respeito e inteligência estratégica para negociar e ampliar mercados, gerando oportunidades ao nosso país. Uma vitória para o agro, para a indústria e para o Brasil que volta a ocupar seu lugar no mundo com seriedade e credibilidade com a nossa diplomacia”, declarou.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a decisão do governo norte-americano é uma “excelente notícia”.
What's Your Reaction?