Greve de pilotos da Latam no Chile termina. Brasil não foi afetado
Paralisação de pilotos da Latam, primeira greve na empresa em quase 30 anos, provocou cancelamento de voos e afetou milhares de passageiros
A greve dos pilotos da Latam Airlines do Chile, que teve início na semana passada, chegou ao fim nessa quarta-feira (19/11) depois de um acordo entre a companhia aérea e o sindicato que representa a categoria.
A paralisação dos pilotos da Latam, que foi a primeira greve na empresa em quase 30 anos, provocou cancelamento de voos e afetou milhares de passageiros. As operações no Brasil não foram atingidas.
“Após diversas discussões, foi alcançado um entendimento que estabelece condições justas e responsáveis, em linha com o objetivo de garantir a sustentabilidade da empresa e manter condições de trabalho competitivas para os pilotos da Latam no Chile”, informou a companhia em nota encaminhada ao Metrópoles.
Ainda segundo a Latam, os cancelamentos anunciados até 24 de novembro permanecem em vigor e as operações retornarão à normalidade a partir de 25 de novembro. “Em caso de alterações, a Latam comunicará proativamente aos passageiros afetados por meio de seus canais oficiais”, diz a empresa.
Leia também
-
Dinheiro e Negócios
CEO da Latam defende marco regulatório para combustível sustentável de aviões
-
Negócios
Azul aumenta receita, mas vê prejuízo disparar mais de 1.000%
-
Negócios
Antiga CCR, Motiva vende 20 aeroportos em negócio bilionário. Ação cai
-
São Paulo
Aeroporto de Congonhas fecha por quase 1h após derramamento de combustível
“Apesar de todos os nossos esforços, lamentamos profundamente o impacto que esta greve possa ter gerado a alguns de nossos passageiros. Ao mesmo tempo, agradecemos o empenho de todas as equipes que trabalharam durante esses dias para proteger os passageiros” afirmou o vice-presidente de Clientes do Grupo Latam Airlines, Paulo Miranda.
“A Latam Airlines Brasil reforça que não houve voos de ou para o Brasil afetados pelos cancelamentos preventivos realizados pelo Grupo Latam Airlines para proteger seus passageiros, em decorrência da greve do sindicato dos pilotos no Chile”, diz o comunicado.
Acordo vale até 2028
A greve dos pilotos da Latam no Chile começou no dia 12 de novembro, após as negociações acerca de um contrato coletivo entre a empresa e o Sindicato de Pilotos da Latam (SPL) do Chile não terem avançado. O novo acordo contratual valerá até 2028.
Maior empresa aérea da América do Sul, a Latam conta com cerca de 39 mil funcionários. A frota da companhia ultrapassa 350 aeronaves.
What's Your Reaction?