Grupo dono da Gol anuncia intenção de abrir capital nos Estados Unidos

Abertura de capital do Grupo Abra nos EUA já era esperada pelo mercado após decisão de retirar a Gol da Bolsa de Valores do Brasil (B3)

Oct 16, 2025 - 08:30
 0  0
Grupo dono da Gol anuncia intenção de abrir capital nos Estados Unidos

O Grupo Abra, dono da Gol e da Avianca, anunciou nessa quarta-feira (15/10) sua intenção de abrir capital nos Estados Unidos. O comunicado foi feito dias depois de o grupo informar que deve retirar a Gol, uma das três principais companhias aéreas do Brasil, da Bolsa de Valores (B3).

Por meio de nota, o Grupo Abra afirma que tem o objetivo de “submeter, de forma confidencial, à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos [SEC], um rascunho de declaração de registro no Formulário F-1 referente a uma potencial oferta pública inicial [IPO, na sigla em inglês] de suas ações ordinárias nos EUA”.

O IPO (ou oferta pública inicial) é o processo pelo qual uma empresa vende suas ações pela primeira vez na bolsa de valores, se transformando em uma companhia de capital aberto. Assim, a empresa capta recursos financeiros de investidores, que se tornam sócios do negócio, e passa a ter suas ações negociadas publicamente na bolsa.

Ainda segundo o Abra, a realização do IPO e o cronograma da operação dependem das “condições de mercado” e da “conclusão do processo de revisão pela SEC”. A abertura de capital do grupo nos EUA já era esperada pelo mercado, principalmente após o anúncio de que a Gol deve deixar a Bolsa do Brasil.

Leia também

Reestruturação

A proposta de reestruturação da Gol prevê que a Gol Linhas Aéreas Inteligentes e a Gol Investment Brasil (GIB) sejam incorporadas pela Gol Linhas Aéreas (GLA).

Atualmente, a Gol Investment Brasil detém a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, que tem ações negociadas na Bolsa brasileira. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes é dona da Gol Linhas Aéreas (GLA).

O processo de reestruturação da Gol ainda precisa ser aprovado em uma assembleia-geral programada para o dia 4 de novembro. Segundo a empresa, essa reformulação tem o objetivo de “reorganizar as operações da companhia, buscar sinergias e reduzir seus custos”.

Depois do processo de recuperação judicial da Gol nos EUA, o Grupo Abra aumentou sua participação na companhia aérea de 52% para mais de 80%.

Fusão com Azul não saiu

No mês passado, a Gol anunciou que encerrou as negociações para a fusão com a Azul. O documento com as informações foi publicado no site da companhia, na área de relações com investidores.

A decisão de encerrar as negociações para a fusão partiu da Abra, controladora da Gol, que enviou uma comunicação a respeito do fato diretamente para a Azul.

Desde o início do ano, Gol e Azul vinham negociando uma possível fusão. Em janeiro, as companhias anunciaram um acordo para o início das tratativas.

Em junho deste ano, a Gol concluiu seu processo de recuperação judicial nos EUA. No fim de maio, a Azul também entrou com um pedido de recuperação judicial nos EUA, que deve ser concluído até o início de 2026.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente