Haddad diz que não tem decisão tomada sobre candidatura em 2026
Fernando Haddad disse que se sente feliz à frente do Ministério da Fazenda, mas que ainda não tomou nenhuma decisão final sobre 2026

Embora tenha reiterado que não pretende ser candidato nas eleições do ano que vem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), não foi peremptório, nesta segunda-feira (29/9), sobre seu futuro político.
Ao ser questionado sobre o assunto durante sua participação em um evento promovido por um banco, em São Paulo, o chefe da equipe econômica disse que se sente feliz à frente do Ministério da Fazenda, mas que ainda não tomou nenhuma decisão final sobre 2026.
“Eu sou um estagiário do setor público. Comecei como chefe de gabinete da prefeitura de São Paulo, como braço direito do saudoso João Sayad [1945-2021]. Eu me vejo como um servidor público que está disponível para tarefas que o apaixonem”, afirmou Haddad.
Leia também
-
Negócios
Haddad sobre tarifaço: “Caminhamos com dignidade para uma negociação”
-
Negócios
Haddad sobre questão fiscal: “Nós preferimos o caminho mais difícil”
-
Negócios
“Discussão está madura no Congresso”, diz Haddad sobre isenção do IR
-
Negócios
Haddad diz que deixa “legado” na Fazenda: “Assumi sabendo da confusão”
“Depende muito do que está endereçado. Ao contrário do que dizem, eu acho um dos melhores empregos do mundo. A Fazenda é um lugar muito incrível. É bom ser ministro da Fazenda. É um lugar legal, que dá para trabalhar e fazer muita coisa, ajudar o país”, despistou Haddad.
Haddad completou: “Eu não sei te responder o que eu vou fazer. Sei te responder o que eu fiz e estou fazendo. Neste momento, eu não tenho intenção de ser candidato no ano que vem e vou ter um tempo para planejar minha vida futura. Mas não tenho essa decisão tomada”.
O nome de Haddad é especulado como um potencial candidato nas próximas eleições, em 2026. O ministro da Fazenda é cotado para disputar uma vaga no Senado ou mesmo para a eleição ao governo do estado – que já disputou uma vez, em 2022, sendo derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Haddad tem dito, publicamente, que não pretende ser candidato nas eleições do ano que vem. Caso seja convencido a disputar algum cargo, ele terá de deixar o Ministério da Fazenda em abril de 2026, seis meses antes do pleito.
What's Your Reaction?






