Ibaneis enviará à União proposta de reajuste para policiais penais

A medida busca equiparar o tratamento dos servidores da Polícia Penal com os das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros do DF

Oct 23, 2025 - 19:30
 0  2
Ibaneis enviará à União proposta de reajuste para policiais penais

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, nesta quinta-feira (23/10), uma mensagem que será encaminhada ao governo federal com proposta de reajuste e redução de interstício — promoções na carreira — para os policiais penais do Distrito Federal.

A medida, segundo o governo local, busca equiparar o tratamento dispensado aos servidores desta categoria com os das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros do DF.

Leia também

A iniciativa do governador se deu após uma reunião com o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, com o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal, Paulo Rogério da Silva, com o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, e com o deputado distrital Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa (CLDF).

“Essa mensagem representa mais um passo importante nesse processo de reconhecimento aos policiais penais. Já promovemos avanços históricos na carreira, com a reestruturação, o reajuste e a transformação em subsídio, e agora seguimos trabalhando pela equiparação com as demais forças de segurança. Os policiais penais têm um papel fundamental na proteção da sociedade e merecem todo o respeito e o apoio do nosso governo”, declarou Ibaneis.

Gustavo Rocha destacou que o encaminhamento segue o mesmo modelo adotado para as demais forças de segurança do DF.

“Vai ser feita a atualização da tabela, do jeito que foi citado, com o aumento e a redução do interstício. E nós vamos encaminhar, da mesma forma que foi feito com a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, para que faça a inclusão no Fundo Constitucional e aprove a tabela da forma que o Distrito Federal entende que é devida”, acrescentou.

Reajuste

Em 6 de outubro, o secretário de Administração Penitenciária do DF, Wenderson Souza e Teles, disse que a não adesão ao serviço voluntário inviabiliza a execução integral das atividades programadas para este mês.

A não adesão foi uma ação dos policiais penais, que reivindicam o cumprimento do acordo de redução do interstício e a aplicação do mesmo percentual de reajuste concedido às demais forças de segurança do DF. A União propôs reajuste de até 24,43% para policiais e bombeiros militares e de até 27,27% para policiais civis.

A OAB-DF, diante da suspensão dos atendimentos, recorreu à Justiça. Em 10 de outubro, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF), determinou que o Sindicato dos Policiais Penais parasse de desestimular, impedir ou dificultar a realização de serviços voluntários por membros da categoria.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente