Impacto lunar: astrônomo registra dois meteoros atingindo a Lua
Ainda não se sabe a origem exata dos meteoros. No entanto, a suspeita é de que os objetos possam ter vindo da chuva de meteoros Taurídeos
Dois meteoros atingiram a Lua na última quinta-feira (30/10) e no último sábado (1°/11). O registro foi feito pelo astrônomo Daichi Fujii, curador do museu da Cidade de Hiratsuka, no Japão. Especialista na observação desses eventos, o cientista flagrou os momentos através de câmeras apontadas para o lado não iluminado do satélite.
Leia também
-
Ciência
Missão chinesa encontra meteorito “molhado” no lado oculto da Lua
-
Ciência
EUA x China na Lua: por que é tão importante conquistar o satélite?
-
Ciência
Cometa arco-íris? 3I/ATLAS já mudou de cor 3 vezes em viagem no espaço
-
Ciência
Lado oculto da Lua é “janela para o passado”, segundo especialista
Ainda não se sabe a origem exata dos meteoros. No entanto, a suspeita é de que os objetos possam ter vindo da chuva de meteoros Taurídeos do Sul e do Norte. O pico da primeira começa nesta quarta-feira (5/11) e o outro iniciará no próximo domingo (9/11).
A colisão do dia 30 ocorreu às 20h30 no Japão (8h30 no horário de Brasília), enquanto a do início do mês aconteceu às 20h49 (8h49 no horário de Brasília).
Imagem mostra meteoro (ponto brilhante no fundo) se aproximando da Lua
De acordo com os cálculos de Fujii, o primeiro meteoro com massa estimada em 0,2 kg atingiu o leste da cratera lunar Gassendi a 27 km/s. O impacto gerou uma buraco de quase três metros, gerando um clarão rápido, com apenas 0,1 s de duração. Já o segundo caiu a oeste de um dos maiores mares da Lua, o Oceanus Procellarum. O astrônomo não forneceu mais informações sobre a queda.
Ao contrário do nosso planeta, a Lua não possui atmosfera, diminuindo sua proteção contra o impacto de meteoros. Mesmo objetos menores podem causar crateras consideráveis na superfície lunar.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
What's Your Reaction?