Janaina Ortiga revisita Inhotim em coleção que une moda e arte
Janaina Ortiga lança a coleção limitada Olhares de Inhotim em parceria com a Tecnótica, unindo moda, arte e solidariedade
A designer e empresária Janaina Ortiga apostou na interseção entre moda, arte e design para criar a coleção Olhares de Inhotim, em colaboração com a Tecnótica. Em sua quarta edição, a parceria lança uma linha limitada de óculos que reforça o acessório como elemento central do visual. São quatro modelos — Carapiá, Varejão, Burden e Oiticica — que se inspiram no paisagismo do Cerrado e no acervo do maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, localizado em Minas Gerais.
Vem conhecer!
A designer afirma que os óculos se tornaram indispensáveis para ela, que trabalha diariamente com o universo digital
Inspiração em Inhotim
A empresária, designer e estilista Janaina Ortiga se consolidou como um dos principais nomes da moda brasiliense por sua forte conexão com a arte, especialmente a contemporânea, refletida nas coleções e colaborações com artistas e outros criadores. Em Olhares de Inhotim, a criadora trouxe para as armações uma leitura moderna de obras e trajetórias artísticas consagradas presentes no acervo do museu. A inspiração também aparece na valorização das cores, das formas e da experiência sensorial, transformando o ato de escolher um par de óculos em um exercício de estilo e percepção estética.
Leia também
-
Ilca Maria Estevão
Conheça coleção criada por Lucila Pena para o Metrópoles Catwalk
-
Ilca Maria Estevão
Estética pirata inspira tendências na moda artesanal e urbana
-
Ilca Maria Estevão
Do lilás ao violeta: roxo é a cor-chave da virada do ano
“A moda é o retrato do comportamento da sociedade, hoje e no futuro. A arte conversa com a moda, a decoração conversa com a moda, os óculos também conversam com a moda”, comenta a designer sobre como a sua trajetória de estilista influencia as criações atuais.
Cada óculos foi inspirado por uma obra presente no museu Inhotim
Janaina imprime o seu gosto e estilo nas armações
Cada modelo traduz uma proposta visual distinta: Carapiá privilegia linhas suaves e paleta terrosa; Varejão explora contrastes e profundidade; Burden surge com volumes fortes e presença marcante; enquanto Oiticica aposta em geometrias e tons luminosos. Os artistas cujas obras foram escolhidas para dar o tom da coleção são Rebeca Carapiá, Adriana Varejão, Chris Burden e Hélio Oiticica.
“Eu hoje moro em Minas Gerais, então, naturalmente, o tema foi muito puxado para lá. Ana Paula Matos, responsável pelo facetelling da rede Tecnótica, foi ao Inhotim para conectar quais as obras que realmente teriam a ver com a nossa conversa, com o meu estilo e meu gosto. Sempre é uma união de forças”, afirma Janaina sobre a curadoria de obras para a coleção.
Tons terrosos e solares são vistos na coleção
Janaina reforça que a colaboração é resultado da união entre as profissionais
A collab une o olhar artístico ao design funcional
Mantendo o compromisso social da collab, a coleção também incorpora uma ação solidária: a cada unidade vendida, um par de óculos com consulta oftalmológica será destinado a quem precisa. Desde o início da parceria, a iniciativa já viabilizou centenas de doações, consolidando a união entre estética, responsabilidade social e impacto positivo no varejo de moda.
Olhares de Inhotim é uma coleção composta por quatro modelos de armação
Veja os óculos desse lançamento e de drops anteriores:
7 imagens



Fechar modal.![]()

Criação de Janaina OrtigaEduardo Iff/Especial para o Metrópoles

Cada peça remete a um artista diferente Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles

Design inspirado em Rebeca CarapiáEduardo Iff/Especial para o Metrópoles

Parceria Janaina e TecnóticaEduardo Iff/Especial para o Metrópoles
Óculos Burden
A collab une o olhar artístico ao design funcionalEduardo Iff/Especial para o Metrópoles

Tons terrosos e solares são vistos na coleçãoEduardo Iff/Especial para o Metrópoles
Janaina Ortiga tem extensa história na moda brasiliense
Um projeto de solidariedade e beleza
A coleção Olhares de Inhotim propõe uma conexão entre moda e solidariedade, fruto de uma longa trajetória de três mulheres que enxergaram a possibilidade de impactar não apenas o cliente, mas também as pessoas ajudadas com as vendas, como explica Marcia Barros, sócia-diretora do Grupo Tecnótica:
“A Jana sempre fez um trabalho muito lindo também no lado social, o que me inspirou a ajudar as pessoas. Aquela sementinha que ela plantou no nosso coração foi crescendo até resultar no desenvolvimento da coleção Tecnótica by Janaina Ortiga, já no quarto lançamento. É uma grande alegria ter a Jana nessa parceria de muita amizade, amor e carinho”, afirma Marcia.
Marcia Barros
A faceteller Ana Paula Matos, que teve um contato direto com as obras de Inhotim que inspiraram a coleção, compartilha com a coluna um pouco do processo de aprofundamento nas artes e nas tendências. Todo o trabalho tem como foco a criação de coleções que conectem a história da designer com a beleza de dentro e fora do mundo da moda:
“A gente vem trazendo esse respiro, mostrar uma coisa diferente da que já temos no mercado. Para isso, estudamos muito as tendências, cores, formatos. Afinal, o tudo que está em voga para aplicar nesse projeto tão bonito”, relata a profissional.
Ana Paula Matos
O trio responsável pela coleção
What's Your Reaction?