Justiça do RJ mandar soltar preso em SP apontado como líder do CV

Homem apontado como um dos líderes do CV foi preso no dia 30 de outubro ao ser reconhecido pelo programa Smart Sampa. Ele já está no RJ

Nov 4, 2025 - 15:30
 0  0
Justiça do RJ mandar soltar preso em SP apontado como líder do CV

A Justiça do Rio de Janeiro mandou soltar nesse domingo (2/11) Antonio de Jesus Cabral, de 40 anos, preso em São Paulo no dia 30 de outubro, apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV). Ele foi detido na Rua 25 de Março, mas estava com o pedido de prisão preventiva revogado desde agosto de 2022, após o Tribunal de Justiça fluminense (TJRJ) conceder um habeas corpus, afirmou a defesa, que chamou o caso de “confusão” no Judiciário do Rio.

Um vídeo mostra o momento em que o faccionado é capturado pelos agentes. Veja:

Ao Metrópoles, o advogado do acusado, Erlande Nunes, afirmou que Cabral já está de volta ao Rio de Janeiro e os fatos “devidamente esclarecidos”. O suspeito estaria ligado a uma quadrilha de hackers especializada em fraudes de concursos públicos. Segundo as investigações, o grupo oferecia cursos preparatórios com acesso a conteúdos sigilosos de provas, causando um prejuízo estimado em R$ 70 milhões.

Em 2022, ele foi condenado pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Niterói a 14 anos e oito meses de prisão por associação criminosa, violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro. Em julho daquele ano, a Justiça do Rio expediu um mandado de prisão preventiva contra o réu, que respondeu a maior parte da ação penal em liberdade.

Leia também

A determinação, com validade de 20 anos, foi registrada no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Cabral passou a ser considerado foragido, até ser preso na última quinta-feira em São Paulo, após ser reconhecido pelo sistema de monitoramento do Smart Sampa.

Segundo a defesa, no entanto, houve uma “confusão” na Justiça do Rio. Isso porque, dois dias após o mandado de prisão preventiva ser expedido — ou seja, em julho de 2022 –, a determinação foi revogada pela juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 1ª Vara Criminal de Niterói, conforme mostra documento obtido pelo Metrópoles. O homem também tinha recebido um habeas corpus o que lhe permitia responder pelos crimes em liberdade.

A Justiça de São Paulo afirmou em nota enviada nesta terça-feira (4/11), ao Metrópoles que tentou contato com a Justiça do Rio de Janeiro para esclarecer a situação dos mandados e contramandados de prisão, mas não teve sucesso. Por isso, a prisão teria sido mantida.

Vídeo mostra momento da prisão

Cabral andava pela Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, durante a tarde, quando foi reconhecido pelas câmeras do programa Smart Sampa. Agentes da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) que patrulhavam as proximidades do Mercado Municipal foram acionados e abordaram o criminoso.

Cabral foi encaminhado ao 8º Distrito Policial (Belém), também na região central da capital paulista, onde ficou na carceragem, à disposição da Justiça.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, ele teria escapado do Rio de Janeiro antes da megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em mais de 120 mortos e 113 presos.

A polícia investiga se ele recebeu informações privilegiadas sobre a operação que mirou integrantes do CV no Rio.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente