Justiça quebra sigilo de 233 perfis que acusaram Felca de pedofilia
Youtuber Felca foi acusado de apoiar sexualização infantil e explicou que preparava roteiro para vídeo sobre adultização

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a quebra de sigilo de 233 perfis da internet que acusaram o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, de pedofilia e assédio. A decisão foi publicada uma semana após o advogado de Felca, João de Senzi, compartilhar uma lista de perfis que seriam processados.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
FelcaReprodução/Instagram2 de 3
Felca denunciou adultização de crianças e já venceu processos na Justiça de São PauloReprodução/Instagram3 de 3
Felipe Bressanim, conhecido como Felca, ficou conhecido por vídeos de "react" no YouTubeReprodução/Redes Sociais
De acordo com o youtuber, as contas fizeram acusações difamatórias e caluniosas, sugerindo que ele seguia e apoiava páginas que promovem sexualização infantil. Em resposta, o influenciador afirmou que estava acompanhando as páginas para produzir um roteiro sobre pais que monetizam os filhos nas redes sociais.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Hytalo Santos é acusado de usar menores para ampliar engajamento em suas redes sociaisInstagram/Reprodução2 de 4
Influenciador Hytalo Santos é investigado por suspeita de explorar adolescentes nas redes sociaisInstagram/Reprodução3 de 4
Hytalo Santos, influencer paraibano, está sendo duramente criticado por seus conteúdos com menores de idadeReprodução/Instagram4 de 4
Hytalo Santos posa sorridente durante um eventoInstagram/Reprodução
No dia 6 de agosto, Felca publicou um vídeo intitulado “adultização” no qual destacou questionamentos sobre os limites entre entretenimento e exploração comercial. Um dos denunciados foi o criador de conteúdo Hytalo Santos, que se tornou alvo do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Civil.
Na decisão de quebra de sigilo, a juíza Flavia Poyares Miranda determinou que os dados cadastrais das contas sejam fornecidos pelo X e YouTube em até cinco dias, além da remoção dos perfis. Em caso de descumprimento, as plataformas ficarão submetidas a multa diária de R$ 200 mil limitada a 30 dias.
Leia também
-
M Buzz
Felca levanta debate, e especialistas discutem infância no digital
-
Fábia Oliveira
“Quem tem que ter medo são eles”, diz Felca sobre ameaças
-
Celebridades
Saiba por que advogado de Hytalo Santos deixou o caso do influenciador
-
Celebridades
Vídeo: polícia encontra casa de Hytalo Santos vazia e máquina ligada
Ao comentar a decisão, o advogado afirmou que a medida judicial demonstra que “a internet não é terra sem lei”. Além de publicar a lista com os nomes, Senzi também afirmou que Felca está disposto a chegar a um acordo caso os processados façam uma doação de R$ 250 para instituições que protegem crianças e combatem a exploração infantil.
Entenda a “adultização” denunciada por Felca
- O termo “adultização” não é novo, mas se popularizou após o vídeo de denúncia feito por Felca.
- Fábio Aurélio Leite, médico psiquiatra do Hospital Santa Lúcia Norte e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, explica que a adultização corresponde a qualquer processo em que “uma criança é levada a se engajar em tarefas, fazer atividades ou desempenhar papéis de figuras adultas, para os quais ela não está preparada, não tem maturidade, não tem estrutura e, principalmente, não tem consciência do que aquilo é ou representa”.
- Em casos como os denunciados por Felca, a adultização vem acompanhada da sexualização infantil, processo em que a criança é induzida a usar roupas ou ter comportamentos e atitudes relacionadas ao universo erótico.
- O psiquiatra ressalta que, nas situações de adultização, as crianças geralmente não conseguem perceber que não deveriam estar naquele cenário.
- O médico ainda reforça que a adultização não é exclusiva do contexto de redes sociais. “Envolve tudo que é precoce, como trabalho infantil, responsabilidades demais no ambiente doméstico que vão além da capacidade e da idade, a mediação de conflitos entre os pais ou outros adultos, além da exposição midiática”.
What's Your Reaction?






