Kataguiri questiona Motta de olho em liderança para o Missão
Pensando em sua filiação ao Partido Missão, Kim Kataguiri questiona Hugo Motta sobre critérios para criação de lideranças na Câmara
De olho em uma liderança para o Missão, sigla criada em 2025 pelo Movimento Brasil Livre, Kim Kataguiri (União-SP) questionou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre os critérios para a criação do cargo.
O requerimento foi apresentado pelo deputado paulista no dia 10 de dezembro e foi feito com base na liderança do Partido Novo, que não conseguiu, em 2022, eleger cinco deputados pela legenda, requisito para a criação.
3 imagens
Fechar modal.![]()

O deputado Kim KataguiriKayo Magalhães / Câmara dos Deputados
O deputado Kim KataguiriKayo Magalhães / Câmara dos Deputados
O deputado Kim KataguiriBruno Spada / Câmara dos Deputados
Na ocasião, o Novo elegeu três deputados. Hoje, conta com cinco parlamentares, após as chegadas de Luiz Lima (RJ) e Ricardo Salles (SP).
Kataguiri questiona justamente o caso de um partido não ter eleito nenhum deputado, mas passar a contar com filiados após as eleições. Ele irá se filiar ao Missão na próxima janela partidária, entre 6 de março e 5 de abril.
Leia também
-
Igor Gadelha
Novo partido do MBL declara primeiro real que recebeu ao TSE
-
Igor Gadelha
Deputado do PSD renuncia e Motta convoca suplente
-
Igor Gadelha
Governo Lula vai evitar mandar projetos para o Parlamento em 2026
-
Igor Gadelha
O que o Centrão diz sobre votar a PEC 6×1 em 2026
O deputado questiona ainda se, na hipótese de ser autorizada a criação de uma liderança, haverá direito a sala própria, estrutura ou cargos, como ocorreu com o Partido Novo.
“A presente consulta tem por finalidade assegurar a correta aplicação do Regimento Interno e das normas pertinentes à organização das lideranças partidárias nesta Casa”, diz Kataguiri no pedido.
What's Your Reaction?