Líder do PT comenta eleições na Argentina: “Mileísmo derrotado”

Partido de oposição do presidente Javier Milei venceu em seis das oito regiões eleitorais

Sep 7, 2025 - 23:30
 0  1
Líder do PT comenta eleições na Argentina: “Mileísmo derrotado”

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), comentou neste domingo (7/9) as eleições da Argentina, onde o partido do presidente, Javier Milei, perdeu em seis das oito regiões eleitorais. Os resultados mostram que o partido peronista ainda tem influência e o líder enfrenta resistência nos principais centros urbanos.

“Milei prometeu ‘colocar o último prego no caixão do peronismo’, mas quem saiu derrotado foi o mileísmo. Nas eleições legislativas, o peronismo venceu com quase 20 pontos de vantagem em Buenos Aires, província que concentra metade do eleitorado argentino. Foi uma surra eleitoral que mostrou que o ultraliberalismo perdeu o respaldo das urnas”, escreveu em sua página no X (ex-Twitter).

Com mais de 84% das seções apuradas, o partido peronista lidera com 53,81% dos votos, enquanto o partido de Milei, La Libertad Avanza (LLA), obteve 28,6%. Outros partidos somaram menos de 6% cada, incluindo Somos, de esquerda, e pequenas siglas como Potencia e Unión Libertad.

Leia também

A eleição provincial realizada neste 7 de setembro ocorreu na província de Buenos Aires, a mais populosa da Argentina, que concentra mais de 37% do eleitorado do país. Diferente da capital federal, que é autônoma, a província inclui tanto a cidade de Buenos Aires quanto o conurbano bonaerense, a extensa área metropolitana ao redor da capital, composta por municípios estratégicos e altamente populosos.

Para o petista, a “derrota” de Milei em Buenos Aires é o “começo do fim de um ciclo”. “A miséria falou mais alto do que as micagens e os dogmas de Chicago. O povo argentino começou a dizer: basta!”, declarou.

Milei é aliado do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), que chegou a pedir asilo político ao argentino.

O documento, de acordo com o relatório da Polícia Federal (PF) sobre a investigação, foi encontrado pelos investigadores no celular de Bolsonaro apreendido por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente