Líderes europeus defendem ‘intensificar pressão sobre a economia da Rússia’ para alcançar paz na Ucrânia

Por:RFI “Apoiamos firmemente a posição do presidente Trump de que os combates devem cessar imediatamente e de que a linha de contato atual deve servir de base para as negociações”, declararam nesta terça-feira, em um comunicado conjunto, líderes da França, Reino Unido e Alemanha, além da Ucrânia. “Continuamos comprometidos com o princípio de que as […]

Oct 21, 2025 - 17:00
 0  0
Líderes europeus defendem ‘intensificar pressão sobre a economia da Rússia’ para alcançar paz na Ucrânia

“Apoiamos firmemente a posição do presidente Trump de que os combates devem cessar imediatamente e de que a linha de contato atual deve servir de base para as negociações”, declararam nesta terça-feira, em um comunicado conjunto, líderes da França, Reino Unido e Alemanha, além da Ucrânia.

“Continuamos comprometidos com o princípio de que as fronteiras internacionais não devem ser modificadas pela força”, acrescentaram, afirmando ainda que é necessário “intensificar a pressão sobre a economia da Rússia e sua indústria de defesa, até que Putin esteja disposto a fazer a paz”. A ideia continua sendo apresentar uma Ucrânia na posição mais forte possível para influenciar o processo de paz.

Putin adia encontro com Trump

O presidente russo, no entanto, não parece disposto a isso no momento. Embora estivesse previsto um encontro o líder americano em Budapeste — o que gerava preocupações entre os europeus sobre um possível acordo prejudicial à Ucrânia e à segurança da Europa — o chefe do Kremlin adiou a decisão nesta terça-feira.

“Nem o presidente russo Vladimir Putin, nem o presidente americano Donald Trump anunciaram uma data precisa” para esse encontro, lembrou à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov. Ele também destacou que uma cúpula desse tipo exige um longo trabalho preparatório, e que “tanto a parte americana quanto a russa declararam que isso pode levar tempo.”

Foi considerado até mesmo “prematuro” discutir um calendário para a reunião entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e dos Estados Unidos, Marco Rubio — encontro que deveria abrir caminho para a futura cúpula entre Putin e Trump.

A ideia de um encontro nos próximos dias também foi descartada por Washington. Na terça-feira, um funcionário americano declarou, sob condição de anonimato, que “não está previsto que o presidente Trump se encontre com o presidente Putin num futuro próximo.”

Questão dos ativos russos continua em pauta

Enquanto isso, os signatários do comunicado europeu devem se reunir na quinta-feira (23), em Bruxelas, para uma cúpula na qual esperam chegar a um acordo sobre apoio financeiro duradouro à Ucrânia. Uma reunião da chamada “coalizão dos voluntários”, que reúne os países apoiadores de Kiev, também está prevista para sexta-feira.

Está em discussão a melhor forma de utilizar os € 140 bilhões em ativos russos congelados na Europa por meio das sanções. A proposta de mobilizá-los como garantia para liberar um empréstimo massivo à Ucrânia conta, por enquanto, com “amplo apoio”, segundo a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas.

Ataques russos continuam

Um ataque de drones russos, nesta terça-feira, contra uma cidade na região de Tcherniguiv, no norte da Ucrânia, deixou mortos, informaram os serviços de emergência do Estado.

“Hoje, o inimigo (russo) atacou Novgorod-Siverskïi com drones. Segundo as primeiras informações, quatro pessoas foram mortas e outras dez ficaram feridas, incluindo uma criança de dez anos”, anunciaram os serviços de emergência por meio do Telegram.

RFI com AFP

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente