Liniker e a poesia como forma de existência no Brasil
Ao levar três Grammys Latinos, a artista utiliza o palco para ressaltar a dificuldade de ser uma travesti compositora em um país violento
Liniker não apenas celebrou o sucesso musical no Grammy Latino 2025, mas também usou a plataforma internacional para enviar uma mensagem poderosa. Ao receber o prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa por “Veludo Marrom”, a cantora enfatizou a importância de sua identidade.
Em seu discurso, a artista refletiu sobre o papel da escrita em sua vida: “Eu escrevo desde os meus 16 anos. A escrita e a poesia têm sido a minha maior forma de existência”. Liniker fez questão de ressaltar a realidade de sua comunidade, afirmando que “Ser travesti compositora, no Brasil que mata a gente, é difícil demais”.
A artista finalizou o discurso pedindo que a história das travestis e mulheres trans seja cada vez mais contada e celebrada, como o ocorrido na cerimônia do Grammy Latino. O álbum Caju, que lhe rendeu três vitórias, é um trabalho que transborda fé, força ancestral e espiritualidade.
Leia também
-
Metrópoles Music
Liniker: a força de “Caju” e a nova fase que chega a Brasília
-
Metrópoles Music
Liniker traz o poder de Caju para Brasília no Festival Estilo Brasil
-
Entretenimento
Grammy Latino: Liniker vence 3 prêmios. Veja os destaques brasileiros
-
Metrópoles Music
Aclamada cantora Liniker anuncia show de encerramento do Festival Estilo Brasil
A turnê de Caju tem sido uma forma de levar essa energia e apresentação intensa a diversas cidades brasileiras. A Liniker, que também assume a direção artística do show, garante que cada apresentação seja um “ritual de conexão entre artista e plateia”.
A música de Liniker, que ela chama de “fotografia” do seu novo momento, atua como um espelho de resiliência e poder, transformando a dor em celebração, como um rio que, apesar dos obstáculos, continua a fluir para o mar.
Dito isso, Liniker chega a Brasília em um momento de consagração, reafirmando sua excelência e a importância de sua voz na MPB, para o encerramento do Festival Estilo Brasil,no dia 14 de dezembro, no Ulysses Centro de Convenções.
Este festival é apresentado pelo Banco do Brasil Estilo, com patrocínio do governo federal e dos cartões BB Visa, e tem realização do Metrópoles e produção da Oh! Artes.
Programação
Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos 21 de novembro
Caetano Veloso 11 de dezembro
Liniker 14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções Ingressos: Bilheteria Digital
What's Your Reaction?