Lula parabeniza eleição de Sanae Takaichi, primeira-ministra do Japão
A nova primeira-ministra, de 64 anos, é conservadora e chegou a citar Margaret Thatcher como inspiração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta terça-feira (21/10), a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, eleita pelo Parlamento japonês como a primeira mulher premiê do país.
“Felicito a Sanae Takaichi por sua eleição como Primeira-Ministra do Japão. Brasil e Japão são grandes parceiros com muitas oportunidades para estreitar o relacionamento bilateral, que completa 130 anos em 2025”, declarou o petista em publicação nas redes sociais.
Felicito a @takaichi_sanae por sua eleição como Primeira-Ministra do Japão. Brasil e Japão são grandes parceiros com muitas oportunidades para estreitar o relacionamento bilateral, que completa 130 anos em 2025.
— Lula (@LulaOficial) October 21, 2025
A conservadora derrotou o rival de centro, Shinjiro Koizumi, em um segundo turno na sede do Partido Liberal Democrata (PLD), em Tóquio.
Leia também
-
Mundo
Metaleira e fã de Thatcher: quem é Sanae Takaichi, 1ª premiê do Japão
-
Mundo
Japão elege Sanae Takaichi como primeira mulher para o cargo de premiê
-
Mundo
Sanae Takaichi deve se tornar a primeira mulher premiê do Japão
A nova primeira-ministra, de 64 anos, chegou a citar a ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, a “dama de ferro”, como inspiração na busca por um Japão “forte e próspero”.
Takaichi tem uma conexão ideológica direta com o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, assassinado em 2022, e compartilha as visões revisionistas do líder sobre a conduta do Japão em tempos de guerra – uma posição que pode causar atritos com os vizinhos do país.
Em março deste ano, Lula visitou o Japão para fortalecer laços econômicos e comerciais.
A agenda do presidente contou com encontros com o imperador Naruhito e empresários de setores como agronegócio, energia e siderurgia.
Na ocasião, Lula e o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, assinaram 10 acordos e 80 instrumentos de cooperação entre os dois países. O comércio entre Japão e Brasil é de US$ 11 bilhões, mas o brasileiro espera superar a meta de US$ 17 bilhões atingida em 2011, ampliando trocas comerciais e investimentos.
What's Your Reaction?






