Material didático da rede estadual de SP diz que 2ª Guerra foi em 1950
Material didático apresentado aos alunos do ensino médio da rede estadual tem erro histórico. Secretaria diz que determinou retificação
Um material didático distribuído pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo para alunos do 2º ano do ensino médio indica que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) aconteceu durante a década de 1950.
O erro foi enviado até o gabinete do deputado estadual Emídio de Souza (PT), que entrou com uma representação no Ministério Público de São Paulo (MPSP) para que a questão fosse apurada. No pedido, o deputado argumenta que o equívoco “revela a falta de revisão técnica e pedagógica adequada” do material e pede que a secretaria preste esclarecimentos.
“Na década de 1950, a Europa foi o palco de um grande conflito, a 2ª Guerra Mundial”, diz o trecho incorreto. “Os países destacados no mapa lutaram em lados opostos do conflito, mas após seu fim se viram obrigados a enfrentar uma nova ordem mundial com duas grandes potências: os EUA e a URSS”, diz o trecho do material didático.
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito global que envolveu países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) contra os aliados (Reino Unido, Estados Unidos, União Soviética e outros). O enfrentamento perdurou entre 1939 e 1945 e foi responsável pela morte de mais de 60 milhões de pessoas. As principais vítimas foram os judeus, mortos nos campos de concentração.
Ao Metrópoles, a Secretaria de Educação disse que “já determinou a retificação e atualização do material”. Afirmou, ainda, que a “Coordenadoria Pedagógica da Seduc-SP está reforçando os procedimentos de revisão e controle de qualidade dos recursos didáticos utilizados na rede estadual”.
What's Your Reaction?