Metanol: Mercado Livre proíbe venda de bebidas destiladas; saiba quais
Medida visa prevenir riscos de contaminação por metanol em produtos como uísque, gim, vodca, cachaça, rum, licor e aperitivo

O Mercado Livre suspendeu, nesta terça-feira (7/10), a venda de bebidas alcoólicas destiladas na plataforma. A decisão ocorre após o aumento dos casos de intoxicação por metanol em diferentes regiões do Brasil.
Por meio de nota, a empresa informou que a suspensão afeta anúncios de uísque, gim, vodka, cachaça, rum, licor e aperitivo que forem publicados a partir desta terça. “A partir de hoje, a companhia está suspendendo os anúncios de bebidas alcoólicas destiladas, os quais serão restabelecidos após uma avaliação específica”, destacou o comunicado.
O Mercado Livre também disse que, mesmo sem registros de incidentes ligados à sua operação, “segue comprometida em proporcionar um ambiente para seus milhões de consumidores no país”.
Enquanto a medida estiver em vigor, apenas vendedores autorizados pelos fabricantes poderão republicar seus anúncios, conforme listas fornecidas pelas próprias marcas.
“O Mercado Livre acompanha com atenção os casos recentes de intoxicação por metanol no país e lamenta a gravidade da situação, que impacta todo o comércio nacional. Estamos solidários com as pessoas afetadas e reforçando a segurança de nossos clientes dentro da categoria de destilados”, afirmou o vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.
A empresa não informou prazo para o fim da restrição, dizendo que ela permanecerá válida “até que esta grave situação esteja melhor controlada nas esferas pública e privada”.
Leia também
-
Brasil
Antídoto contra metanol chega ao Brasil ainda nesta semana
-
Distrito Federal
Hungria: após exame positivo, Saúde descarta intoxicação por metanol
-
São Paulo
Metanol: SP chega a 3 mortes, 18 casos confirmados e 158 investigados
-
São Paulo
Metanol: operação em adegas de Rio Preto aplica multas e cancela CNPJ
Termos e condições
O Mercado Livre reforçou que, conforme os Termos e Condições de Uso, é proibida a venda de metanol e garrafas vazias de bebidas, além da comercialização de produtos sem registro, sem advertências obrigatórias ou acima da graduação alcoólica permitida.
Também não é permitida a venda de destilados e fermentados com a expressão “Artesanal”, (exceto cervejas, vinhos e derivados de uva) nem de produtos sem registro junto aos órgãos competentes.
“Se um anúncio irregular é identificado, além da sua remoção, o vendedor pode sofrer sanções, incluindo a suspensão ou inabilitação da conta”, informou a companhia.
A plataforma acrescentou que atua “proativamente na remoção de anúncios relacionados a esse contexto”, em alinhamento às medidas preventivas da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Segundo a empresa, isso inclui a exclusão de itens que, mesmo sem restrição de venda, possam agravar a situação, como lacres de garrafas.
What's Your Reaction?






