Moro detona seu substituto em Vara de Curitiba: “Ladrão aloprado”
O senador Sérgio Moro fez duras críticas ao juiz federal Eduardo Appio, que foi magistrado na 13ª Vara de Curitibia
O senador Sergio Moro (União-PR) fez duras críticas nas redes sociais ao juíz Eduardo Appio, que foi juiz federal na 13ª Vara de Curitiba – antigo cargo de Moro, conhecido por ter sido o comandante da Operação Lava Jato.
O senador acusou Appio de ser um “ladrão aloprado” e que ele teria sido “escolhido pelo sistema para prejudicar a Lava Jato e beneficiar corruptos”.
Eduardo Appio foi juiz da 13ª Vara de fevereiro a abril de 2023, quando foi afastado, acusado de ameaçar um desembargador federal. Moro critica o magistrado citando o caso em que Appio é acusado de furtar champanhes de um supermercado.
Esse ladrão aloprado foi o juiz escolhido pelo sistema para atuar na 13 Vara federal de Curitiba, prejudicar a Lava Jato, mentir sobre colegas e beneficiar corruptos. Era o herói do Prerrogativas. Estranhamente, ainda correm inquéritos no STF instaurados a partir de suas… pic.twitter.com/VmTLWumAEe
— Sergio Moro (@SF_Moro) December 12, 2025
À época do ocorrido, Appio rebateu as acusações e disse se tratar de fake news. Em entrevista ao portal NSC Total, parceiro do Metrópoles, Appio afirmou: “Não sei do que se trata. Sempre paguei minhas compras. Tenho comprovante. Sempre paguei por todas as minhas despesas, não sei do que se trata”.
Leia também
-
Paulo Cappelli
PL Antifacção: Moro quer ampliar alcance da delação premiada
-
Brasil
Moro reage após Alcolumbre criticar demora de Lula sobre Messias
-
Andreza Matais
PF apreende vídeo da “festa da cueca” na vara de Curitiba
-
Mirelle Pinheiro
Lava Jato: STF manda PF à 13ª Vara de Curitiba atrás de dados ocultos
Lava Jato
Sergio Moro foi o juiz titular da 13ª Vara durante o ápice da Operação Lava Jato, que prendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em abril de 2018, e outras figuras políticas relevantes. Lula ficou preso durante 580 dias, tendo sido solto em novembro de 2019.
Dois anos depois, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento que considerou que Moro atuou de forma parcial no processo de Lula.
Festa da Cueca
A 13ª Vara de Curitiba voltou às manchetes após uma operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), que apreendeu um vídeo intitulado “festa da cueca“.
O registro mostra um encontro em um quarto de hotel cinco estrelas de Curitiba com garotas de programa. A coluna da Andreza Matais, do Metrópoles, apurou que essas reuniões mensais reuniam integrantes da alta magistratura e eram financiadas por escritórios de advocacia.
What's Your Reaction?