O encontro secreto entre Michel Temer e o general Mourão

Ex-presidente articula candidatura única do centro e da direita que tenha como bandeira pacificar o país e já falou com cinco governadores

Agosto 22, 2025 - 17:00
 0  0
O encontro secreto entre Michel Temer e o general Mourão

A coluna apurou que o ex-presidente Michel Temer almoçou nesta sexta-feira  (22/8), em São Paulo com o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Temer articula a construção de uma candidatura única de centro-direita, que tenha como bandeira a pacificação do país — uma iniciativa que ganhou o nome de Movimento Brasil. O ex-presidente já conversou sobre o assunto com cinco governadores bem posicionados na disputa presidencial de 2026.

Leia também

A reunião entre Temer e o ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro foi articulado pelo ex-ministro Antônio Imbassahy e o advogado Fernando Tibúrcio, próximos de ambos.

“Percebo uma vontade genuína da parte dele (Temer) de ajudar o país a superar o mal da radicalização, que tem engessado o Brasil e impedido que os grandes temas estruturais sejam debatidos. É nesse contexto que entra a conversa com o senador Mourão, cuja passagem pela Vice-Presidência foi marcada pela temperança”, disse.

Imbassahy vai na mesma direção, destacando que trabalhou com Temer “num período de radicalização parecido com o de agora, em que, mesmo em um ambiente de grande turbulência, projetos importantes para o Brasil foram aprovados.” Michel TemerMichel Temer

Temer assumiu o mandato em maio de 2026 com o impeachment de Dilma Rousseff e sob forte oposição do PT, que até hoje o acusa de ter articulado um golpe para derrubar a petista. Nesse ambiente, aprovou a reforma trabalhista e o teto de gastos, temas sensíveis no parlamento e que exigem ampla maioria para aprovação.

A articulação não significa que Temer tenha planos para voltar a disputar o Planalto. “Tenho a convicção absoluta de que ele jamais cogitou essa possibilidade. Não posso desconsiderar, no entanto, que o Brasil precisará de alguém com o perfil conciliador e a capacidade de articulação do presidente Temer. Mas daí a imaginar que poderá vir a ser candidato, existe uma longa distância.”

Temer terá 85 anos em 2026. “Há bons nomes que já anunciaram que estarão na corrida presidencial, mas admitindo por um instante que o presidente Temer receba um chamado para ser candidato, saúde e disposição não lhe faltam. Vamos lembrar que praticamente não há diferença de idade entre ele e o atual presidente, virtual candidato à reeleição”, disse Tibúrcio.

Para complementar: “Jimmy Carter e Henry Kissinger se mantiveram ativos politicamente até os seus últimos dias, aos cem anos de idade. Churchill, Adenauer, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney já ultrapassaram a barreira dos noventa.”

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente