O imposto sobre a riqueza

Ney Lopes [ nl@neylopes.com.br ] O aumento da desigualdade de renda e riqueza em democracias avançadas tornou-se um dos principais temas da ciência social contemporânea. Isso ajudou a impulsionar a perspectiva de novos ou maiores impostos sobre a riqueza – muitas vezes enquadrados publicamente com precisão ou não como um imposto sobre os ricos. Os impostos sobre […]

Agosto 21, 2025 - 09:00
 0  0
O imposto sobre a riqueza
Foto para artigo do autor
Ney Lopes

[ nl@neylopes.com.br ]

O aumento da desigualdade de renda e riqueza em democracias avançadas tornou-se um dos principais temas da ciência social contemporânea. Isso ajudou a impulsionar a perspectiva de novos ou maiores impostos sobre a riqueza – muitas vezes enquadrados publicamente com precisão ou não como um imposto sobre os ricos.

Os impostos sobre a riqueza estão de volta à agenda política das democracias desenvolvidas, mas sujeitos a contestação. Dada a crescente desigualdade, as classes médias podem apoiar os impostos sobre a riqueza para redistribuir a riqueza dos ricos. No entanto, a valorização dos ativos tornou-se central para a concretização de oportunidades de vida, de modo que um programa político de “impostos sobre a riqueza” pode parecer ameaçador.

As evidencias econômicas demonstram que tributar os super-ricos é uma ferramenta para garantir o desenvolvimento sustentável e combater as desigualdades. A riqueza do 1% mais rico aumentou em US$ 33,9 trilhões desde 2015 — valor suficiente para acabar com a pobreza anual 22 vezes — enquanto os bilionários pagam apenas cerca de 0,3% em impostos reais.

“Essa desigualdade extrema é alimentada por um sistema financeiro que coloca os interesses de uma minoria rica acima de todos os demais. Essa concentração de riqueza está bloqueando o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e mantendo mais de três bilhões de pessoas na pobreza: mais da metade dos países pobres gasta mais com o pagamento de dívidas do que com saúde ou educação” (Oxfam Brasil).
Um tema realmente polêmico!

Curtinhas

Filme
“Além do Direito” – Netflix – Uma jovem advogada com um forte senso de justiça entra em um escritório importante e encara as complexidades do mundo jurídico com a ajuda de um mentor frio e exigente.

Frase
“O que pensas de ti próprio é muito mais importante do que o que os outros pensam de ti”. Sêneca

Ovos
A farmacêutica e especialista em nutrição, Boticaria García, afirmou que o motivo para armazenar os ovos na geladeira após a compra é que esse produto de origem animal tende a transpirar e sua casca não é à prova d’água.

Vírus da corrupção
Até Klaus Schwab, o alemão fundador do famoso Fórum de Davos, foi acusado de “irregularidades materiais”. O fundador da organização renunciou ao cargo em abril, após denunciantes acusarem ele e sua esposa de desvio de fundos. O Fórum Econômico Mundial nomeou Larry Fink , presidente da BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, e André Hoffman, vice-presidente da Roche, farmacêutica suíça, como presidentes interinos do conselho.

Colírio substitui óculos
Novo colírio aprovado nos EUA pode dispensar os óculos por até 10 horas em caso de ‘vista cansada’. O medicamento não substitui os óculos de forma definitiva, mas tende a ser bem-vindo para atividades específicas, como ler e praticar esporte.

O que é desafiar Trump
Segundo o Economist “desafiar Donald Trump significa buscar punição. Um político rival pode esperar uma investigação, uma rede de provocadores pode enfrentar um processo, uma universidade de esquerda pode se despedir de suas verbas públicas, um funcionário público escrupuloso pode contar com uma demissão e um governo estrangeiro independente, por mais determinado que seja um adversário ou um aliado leal, convida à imposição de tarifas.

New York Times
“As táticas de Trump impedem que muitos estudantes internacionais cheguem ao campus. Estudantes de alguns países não poderão comparecer às aulas neste outono devido à proibição de viagens imposta pelo presidente Trump. Outros não conseguem agendar visto. Alguns estão simplesmente com medo. As universidades estão em pânico.”

Europa ouvida por Trump
“Como a Europa aprendeu a falar para que Trump ouvisse”. Os líderes da Alemanha, França, Grã-Bretanha e outros apoiadores da Ucrânia se uniram de maneiras excepcionais para ajudar a influenciar o presidente dos EUA.

Hoje na história

1792 — A guilhotina é utilizada pela primeira vez durante a Revolução Francesa, para executar um nobre após um rito sumário.

1907 – É fundado o clube de futebol Vasco da Gama.

1911 – O quadro Mona Lisa, obra-prima de Leonardo de Vinci, é roubado do Museu Louvre em Paris.

1940 – Leon Trotsky, revolucionário comunista russo, é assassinado no exílio, na Cidade do México.

1959 – O presidente Dwight Einseinhower declara o Havaí como o quinquagésimo estado norte-americano.

1969 — Uma junta militar assume o poder no Brasil quando o presidente Costa e Silva sofre uma trombose cerebral.

1982 – O México declara moratória, pelo fato de não poder honrar sua dívida externa.

1991 – O presidente soviético Mikhail Gorbachev declara manter o controle do país após uma tentativa de golpe de estado por comunistas.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente