Oposição pede CEI após operação da PF e cobra explicações da Prefeitura de Mossoró
Vereadores que integram a bancada de oposição da Câmara Municipal de Mossoró concederam uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (28), na sede do Legislativo municipal. Durante a coletiva, os parlamentares se pronunciaram sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira (27), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga suspeitas de […] O post Oposição pede CEI após operação da PF e cobra explicações da Prefeitura de Mossoró apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.
Vereadores que integram a bancada de oposição da Câmara Municipal de Mossoró concederam uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (28), na sede do Legislativo municipal.
Durante a coletiva, os parlamentares se pronunciaram sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira (27), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga suspeitas de desvio de recursos públicos no Rio Grande do Norte. A ação ocorreu em sete municípios potiguares, entre eles Mossoró, onde um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência do prefeito Allyson Bezerra.
Participaram do encontro os vereadores Cabo Deyvison (MDB), líder da oposição; Jailson Nogueira (PL); Wiginis do Gás (União Brasil); Marleide Cunha (PT) e Plúvia Oliveira (PT).
Na oportunidade, os parlamentares defenderam a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), com a finalidade de acompanhar os desdobramentos da investigação e apurar possíveis responsabilidades.
“A Câmara precisa exercer seu papel de fiscalizar. Ontem tivemos uma operação grave da Polícia Federal, com indícios de corrupção envolvendo o prefeito. O Legislativo não pode se omitir. A oposição vai protocolar um pedido de CEI e vamos solicitar ao presidente da Casa que convoque uma sessão extraordinária para ouvir secretários, o vice-prefeito e o próprio prefeito, para que prestem esclarecimentos à população”, afirmou Marleide Cunha (PT).
O vereador Jailson Nogueira reforçou a confiança nas instituições responsáveis pela investigação. “A Polícia Federal e a CGU não agem por brincadeira ou perseguição política, mas para cumprir decisões judiciais. Se não acreditarmos nesses órgãos, em quem vamos acreditar?”, declarou.
Já a vereadora Plúvia Oliveira destacou que o tema não deve ser tratado como disputa partidária. “Estão tentando transformar o debate em perseguição política, mas não é isso. O que existem são indícios de corrupção. A CEI quer ouvir pessoas citadas no processo, como secretários e o vice-prefeito, para esclarecer os fatos”, pontuou.
Para que a Comissão Especial de Inquérito seja instalada, é necessário o apoio mínimo de um terço dos vereadores. Como a Câmara possui 21 parlamentares, são exigidas sete assinaturas. Além dos cinco vereadores presentes à coletiva, o grupo informou contar com o apoio do vereador Mazinho do Saci (PL), também da oposição.
“Desde ontem estamos reunidos avaliando a situação e entendemos que há urgência nessa sessão extraordinária. Vamos solicitar formalmente ao presidente da Câmara, justificando a necessidade e buscando sensibilizar os demais vereadores”, completou Marleide.
Após a coletiva, os parlamentares protocolaram um requerimento pedindo a realização de uma sessão extraordinária para ouvir representantes da gestão municipal sobre o conteúdo da investigação conduzida pela Polícia Federal.
“Acredito que, entre os 21 vereadores desta Casa, ainda haja pelo menos mais um que tenha coragem de dar uma resposta objetiva ao povo de Mossoró”, concluiu Plúvia Oliveira.
POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE MOSSORÓ
Em nota divulgada oficialmente, a defesa do prefeito Allyson Bezerra confirmou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no contexto da investigação. Contudo, destacou que o inquérito tem como foco contratos firmados entre municípios e empresas fornecedoras de medicamentos, envolvendo diferentes administrações públicas.
A defesa ainda afirmou que, até o momento, não existem elementos que relacionem diretamente o prefeito aos fatos apurados, e que a autorização judicial se baseou em diálogos atribuídos a terceiros.
O post Oposição pede CEI após operação da PF e cobra explicações da Prefeitura de Mossoró apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.
What's Your Reaction?