Papa Leão XIV convoca um dia de jejum e orações pela paz na Ucrânia
O pedido do papa Leão XIV foi feito ao fim da audiência geral, no Vaticano. A iniciativa ocorrerá nesta sexta-feira (22/8)

O papa Leão XIV pediu, nesta quarta-feira (20/8), que católicos e outros fiéis religiosos façam um dia de jejum e orações pela paz na Ucrânia e em outros países afetados pelas guerras. A iniciativa ocorrerá nesta sexta-feira (22/8).
O pedido foi feito ao fim da audiência geral no Vaticano. Segundo o pontífice, trata-se de um apelo para que todos os fiéis “observem o dia 22 de agosto” em jejum e orações.
Mesa de negociações nos EUA
- A Casa Branca confirmou que os preparativos para uma reunião trilateral entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o líder da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estão em andamento.
- Segundo o governo norte-americano, Putin e Zelensky expressaram disposição para se sentar à mesa de negociações, e Washington trabalha para acelerar a realização do encontro presencial.
- Nessa segunda-feira (18/8), o ucraniano esteve novamente em Washington, seis meses após encontro tenso com Trump.
- A movimentação ocorre após o encontro entre o presidente russo e o líder dos EUA, realizada na sexta-feira (15/8), que foi considerada produtiva por Washington e abriu caminho para a segunda fase das negociações.
O anúncio do papa ocorre em meio às tentativas de negociação dos Estados Unidos para um cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia. O pontífice pediu que as orações incluam o desarmamento, especialmente em relação à Ucrânia e ao Oriente Médio.
“Enquanto nossa Terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões… Convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração”, convocou o papa.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Rússia lança 400 drones contra a UcrâniaReprodução/Redes sociais2 de 4
Rússia lança mísseis contra Ucrânia e deixa 2 mortos e 20 feridosReprodução/Redes sociais3 de 4
Bombeiros atuam após ataque da Rússia contra UcrâniaReprodução/redes sociais4 de 4
Prisioneiros de guerra da Ucrânia comemoramDivulgação/Presidência da Ucrânia
Ainda segundo ele, trata-se de um chamado ao “jejum e à oração, implorando ao Senhor que nos conceda paz e justiça e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em curso”.
Na terça-feira, o pontífice havia comentado os avanços nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia: “Há esperança, mas ainda é preciso trabalhar muito, rezar muito e buscar de verdade o caminho para seguir adiante, encontrar a paz.”
What's Your Reaction?






