Parlamentares bolsonaristas “sequestram” o Congresso, diz Tarcísio Motta
Deputado diz que a ocupação do Congresso por parlamentares da extrema-direita é uma chantagem e querem impor pauta de anistia e impeachment

A ocupação dos plenários da Câmara e do Senado por parlamentares de extrema-direita foi criticada ao vivo pelo deputado Tarcísio Motta (PSOL-RJ) em participação no programa do Noblat. Ele classificou a ação como uma obstrução violenta e detalhou que a situação é de “confusão generalizada”, com plenários fechados e sessões impedidas de iniciar.
Segundo Motta, os bolsonaristas tentam impor uma pauta que inclui a aprovação de uma anistia “ampla, geral e irrestrita” para envolvidos nos atos de 8 de janeiro e o impeachment de Alexandre de Moraes, após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar argumenta que a atitude não é uma obstrução regimental, mas sim um “sequestro” da atividade legislativa, que impede o trabalho dos demais parlamentares e desafia a autoridade dos presidentes das casas.
O deputado diferenciou a atual ocupação de protestos anteriores da esquerda, afirmando que a motivação atual é a imposição de uma agenda específica, em vez de uma reivindicação para abrir o debate sobre temas pontuais.
“Com chantagista a gente não cede. Porque cedendo agora, vai ceder sempre. E se nós inaugurarmos essa história que qualquer meia dúzia pode paralisar o Congresso para obrigar a pautar as coisas, imagina o que vai ser o parlamento brasileiro. Essa é a questão. Os caras vão para o exterior, são traidores da pátria, vão para lá taxar o Brasil para tentar livrar a cara dos golpistas, e agora impedem o funcionamento do parlamento”, declara Motta
O deputado defende ainda que as lideranças do Congresso, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, usem sua autoridade para restabelecer a normalidade, recorrendo ao Conselho de Ética e à Justiça, se necessário. Sobre o senador Magno Malta, que se acorrentou à mesa no plenário do Senado, Tarcísio declara apenas que é para aparecer e não ter que lidar com a falta de pauta importante para debater.
Confira participação completa:
What's Your Reaction?






