Perna Cabeluda vira destaque em O Agente Secreto: entenda a lenda urbana
O mito de Recife surgiu nos anos 1970 e está sendo retratado nos cinemas mundiais com o novo filme O Agente Secreto
O Agente Secreto estreou nos cinemas nacionais nesta semana e um detalhe do filme vem chamando atenção do público: a Perna Cabeluda. O assunto viralizou nas redes sociais e até Kleber Mendonça Filho tirou fotos com uma perna cabeluda.
Para quem não sabe, a Perna Cabeluda é uma lenda urbana de Recife que assombrou crianças nos anos 1970. Trata-se de uma criatura mítica que espancava pessoas durante a noite. Agora, o mito está presente em O Agente Secreto.
A “perna fantasma” foi amplamente divulgada em jornais e rádios de Recife em 1975 e1976 e deixou parte da população em choque. Entretanto, o jornalista Jota Ferreira assumiu, em 2017, que a lenda urbana surgiu de improviso.
5 imagens


Fechar modal.

A Perna Cabeluda é retratada em O Agente SecretoReprodução
Wagner Moura em cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça FilhoDivulgação
Wagner Moura no filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça FilhoDivulgação
O Agente Secreto Divulgação
Wagner Moura no filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça FilhoVictor Juca/Divulgação
Leia também
-
Cinema
O Agente Secreto: diretor faz pedido inusitado a exibidores em carta
-
Cinema
O Agente Secreto será exibido em 370 cidades brasileiras e 90 países
-
Entretenimento
O Agente Secreto, Meu Ayrton, Caso Eloá e mais estreias da semana
-
Cinema
Alice Carvalho revela apostas do Oscar e celebra O Agente Secreto
Durante uma visita a um hospital com o âncora Geraldo Freire, os dois precisavam de algo noticioso e inventaram o mito.
“Decidi escrever na minha cabeça sobre determinada pessoa que tinha sido agredida por um elemento [criminoso] que tinha o apelido ‘Perna Cabeluda’. É o que nós chamamos de ‘uma barrigazinha’ [notícia falsa] para preencher o horário do Geraldo”, contou Jota em vídeo no YouTube.
Entretanto, dias após, várias pessoas passaram a ser hospitalizadas e acusavam a tal perna cabeluda. Tal fato assustou os comunicadores. Ao contar o caso, Jota disse: “nunca mais na minha vida quero que uma desgraça dessas aconteça comigo”.
Segundo o Estadão, outro jornalista que fez parte do movimento foi Raimundo Carrero, que escreveu sobre a Perna Cabeluda no boletim policial que fazia para um jornal local, em 1975. Segundo Carrero, a história dele sobre a Perna Cabeluda nasceu de uma brincadeira com um colega, que afirmou que encontrou uma perna cabeluda decepada debaixo da cama que dividia com a esposa.
Existem divergências sobre a criação do mito, mas a lenda urbana realmente mobilizou os pernambucanos e várias pessoas acreditavam que a história era real. A equipe de O Agente Secreto está levando uma prótese de uma perna para as sessões do filme.
Nas telonas, essa prótese serviu para retratar a Perna Cabeluda no novo filme de Kleber Mendonça Filho. O Agente Secreto está em cartaz nos cinemas do Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Vitrine Filmes (@vitrine_filmes)
What's Your Reaction?