PGR denuncia ex-prefeito que sugeriu guilhotina para Moraes

Ex-prefeito sugeriu uso de guilhotina contra Moraes em live ao lado de Jair Bolsonaro. Ato configura "incitação ao crime", segundo a PGR

Sep 23, 2025 - 22:30
 0  1
PGR denuncia ex-prefeito que sugeriu guilhotina para Moraes

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nessa segunda-feira (22/9), o ex-prefeito de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin, por incitação ao crime. A medida foi tomada após ele sugerir, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, colocar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma guilhotina. O episódio ocorreu em julho do ano passado, durante um evento em que Feltrin estava acompanhado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e está sob a relatoria do próprio ministro Alexandre de Moraes.

“O Sr. FABIANO FELTRIN, de maneira livre, consciente e voluntária, no dia 25.7.2024, por meio de transmissão ao vivo em rede social, incitou publicamente a prática do crime de homicídio (art. 121 do Código Penal) contra Ministro do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o PGR.

Feltrin tem 15 dias para se manifestar. Em 2024, quando foi ouvido pela Polícia Federal, disse ter ficado “surpreso com a repercussão”, pediu desculpas e alegou que sua fala foi feita em tom de brincadeira, sem intenção de ofender Moraes.

Leia também

“É só colocar ele na guilhotina”

Na transmissão, feita pelo perfil oficial de Feltrin no Instagram, um homem comentou não ter gostado de uma “estátua em homenagem a Alexandre de Moraes”. O ex-prefeito respondeu: “Aqui não tem isso”, e sugeriu o dispositivo histórico da Revolução Francesa para decapitação.

“A homenagem aqui pra ele eu vou mostrar qual é, Vitorino. É só colocar ele aqui na guilhotina, ó. Aqui a homenagem pra ele”, disse o ex-prefeito.

  Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Metrópoles (@metropoles)

O vídeo mostra Feltrin segurando um objeto antigo de punição, chamado berlinda, semelhante a uma guilhotina, enquanto exibia a cena à câmera. A gravação foi feita em local público, com várias pessoas presentes, e se espalhou rapidamente pelas redes sociais e pela imprensa. O material foi preservado pela Polícia Federal como parte das investigações. Fabiano Feltrin FarroupilhaFabiano Feltrin Farroupilha

Conduta do ex-prefeito banaliza crimes contra ministros do STF

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a conduta do ex-prefeito banaliza crimes contra ministros da Suprema Corte e ultrapassa os limites da liberdade de expressão, ao estimular violência contra Moraes. A Procuradoria também pediu que seja fixada indenização pelos danos causados.

“O discurso, além de banalizar a prática de crimes contra ministros do Supremo Tribunal Federal, incentiva de maneira pública e explícita a prática do crime de homicídio contra o ministro Alexandre de Moraes, ao propugnar como ‘homenagem’ ao magistrado a utilização de um instrumento utilizado para decapitação de pessoas”, aponta o texto da denúncia.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente