Príncipe Harry tem importante vitória para recuperar segurança oficial
O príncipe Harry não dispõe de segurança real integral desde que abriu mão do cargo real, em janeiro de 2020
Um passo importante para as pazes entre a família real e o príncipe Harry está em curso: o duque de Sussex acaba de conseguir uma revisão de seu status de segurança junto à justiça britânica.
Leia também
-
Claudia Meireles
Príncipe Harry é perseguido e seguranças tomam atitude drástica
-
Claudia Meireles
Príncipe Harry expõe motivo chocante sobre retirada de proteção real
-
Claudia Meireles
Harry perde batalha judicial contra a redução de proteção policial
-
Claudia Meireles
Justiça nega novo pedido de Harry por segurança em solo britânico
Esse tem sido um dos maiores tópicos de desacordo entre Harry e demais membros de sua família. O príncipe, juntamente com a sua esposa, Meghan Markle, e seus filhos, o príncipe Archie e a princesa Lilibet, tiveram o nível de segurança reduzido após renunciarem aos serviços reais e se mudarem para os Estados Unidos , em janeiro de 2020.
A justiça deve fazer uma revisão completa do status de segurança do príncipe Harry, que afirma que a falta de proteção o impede de viajar com mais frequência ao Reino Unido. Há alguns meses, o príncipe revelou que a retirada da segurança foi uma manobra da coroa para pressioná-los a retomar seus deveres reais.
De acordo com informações publicadas pelo The Sun, as provas que devem amparar o processo já começaram a ser colhidas junto a equipe do príncipe, a polícia britânica e o governo.
O príncipe Harry e a família recorrem à segurança particular
Desde que decidiram abrir mão de seus cargos reais, o príncipe Harry e Meghan Markle tiveram sua proteção policial reduzida, já que a segurança é financiada com o dinheiro público de contribuintes britânicos. À época, o Comitê Executivo para a Proteção da Realeza e Figuras Públicas entendeu que o duque e a duquesa de Sussex deveriam receber um nível diferente de proteção, visto que não estavam mais a serviço da coroa. Com a decisão, eles passaram a arcar com os gastos de sua segurança particular .
3 imagens
Fechar modal.![]()

O príncipe Harry perdeu a segurança integral após renunciar a suas funções reais, em 2020.Max Mumby/Getty Images
Desde então, o príncipe Harry, Meghan Markle e seus filhos precisam recorrer muitas vezes à segurança particular.Tayfun Coskun/Anadolu Agency via Getty Images
Esse também seria um dos motivos que restringe viagens do príncipe Harry e sua família até o Reino UnidoToby Melville/ Getty Images
Essa é a primeira vez, desde 2020, que o Ministério do Interior faz uma reavaliação dos riscos de segurança quanto a Harry, que deseja o retorno do seu nível integral de segurança, bem como o da esposa e seus dois filhos. Anteriormente, o príncipe teve os apelos negados pela justiça.
A decisão pode influenciar diretamente a agenda do príncipe Harry no Reino Unido, bem como visitas à família — com a qual ainda mantém relação estremecida.
What's Your Reaction?