Quem era Grande Otelo Filho, que morreu no Rio aos 70 anos

Carlos Sebastião Vasconcelos Prata, filho do lendário humorista Grande Otelo, morreu durante a madrugada em Copacabana, no Rio de Janeiro

Agosto 20, 2025 - 13:00
 0  1
Quem era Grande Otelo Filho, que morreu no Rio aos 70 anos

O ator Carlos Sebastião Vasconcelos Prata, conhecido como Grande Otelo Filho, morreu por volta das 2h da manhã desta quarta-feira (20/8). Ele era filho do humorista, compositor e comediante Grande Otelo, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, e estava internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Copacabana.

Leia também

Quem era?

Assim como o pai, Grande Otelo Filho também dedicou a vida às artes e a dramaturgia, mas vinha enfrentando dificuldades financeiras nos últimos anos. Ele nasceu em 13 de agosto de 1955 e morreu apenas uma semana após completar seu 70º aniversário.

Apesar de ser filho de Grande Otelo, Carlos Sebastião não teve uma vida fácil e passou por altos e baixos. Em 2021, em entrevista à colunista Patrícia Kogut, ele disse que sempre sentiu muita pressão na carreira por conta da fama e do sucesso do pai, que morreu em 1993.

“O meu pai foi uma pessoa incrível, tínhamos uma relação muito próxima. Ele era um grande amigo. Ao mesmo tempo, ser filho de Grande Otelo sempre teve um peso muito grande sobre mim em todos os sentidos. Muitas pessoas se aproximavam por interesse. Também fui muito cobrado e comparado a ele”, disse.

Vício

Após a morte do pai e meio à pressão, Grande Otelo Filho acabou se envolvendo com as drogas, se tornou dependente químico e passou a enfrentar problemas financeiros. “Vários moradores me ajudavam e chegavam a dividir a sua comida comigo. Fiquei cerca de três anos morando na rua”, lembrou. 5 imagensCarlos Sebastião Vasconcelos Prata, conhecido como Grande Otelo FilhoCarlos Sebastião Prata era filho de Grande Otelo<b>Macunaíma (1969)</b>. Grande Otelo ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília com esta fábula baseada no livro de Mário de Andrade. Joaquim Pedro de Andrade, o diretor, usou a história para comentar as relações sociais em um Brasil rachado pela ditadura militar<b>"Rio, Zona Norte" (1957)</b>. Livremente inspirado na vida de Zé Keti, o longa segue Grande Otelo no papel de um sambista trapaceado pelo empresário (papel de Jece Valadão). Concorreu ao Candango no Festival de Brasília em 1958.Fechar modal.1 de 5

Carlos Sebastião Vasconcelos Prata, conhecido como Grande Otelo Filho2 de 5

Carlos Sebastião Vasconcelos Prata, conhecido como Grande Otelo Filho3 de 5

Carlos Sebastião Prata era filho de Grande OteloReprodução4 de 5

Macunaíma (1969). Grande Otelo ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília com esta fábula baseada no livro de Mário de Andrade. Joaquim Pedro de Andrade, o diretor, usou a história para comentar as relações sociais em um Brasil rachado pela ditadura militarDivulgação5 de 5

"Rio, Zona Norte" (1957). Livremente inspirado na vida de Zé Keti, o longa segue Grande Otelo no papel de um sambista trapaceado pelo empresário (papel de Jece Valadão). Concorreu ao Candango no Festival de Brasília em 1958.Reprodução

Grande Otelo Filho, chamado também de Otelinho, se livrou do vício em 2018, após passar sete meses em uma clínica de reabilitação. Na época, sua história foi mostrada pelo apresentador Geraldo Luís, que fez uma matéria para seu programa na Record e pagou pela sua internação.

Último trabalho

O último trabalho de Grande Otelo Filho na televisão foi a novela Gênesis, da Record, em 2021, no papel de um sacerdote. Na época, ele celebrou o retorno à TV. “Estar de novo num set de gravação foi muito simbólico para mim. Me senti renascendo. Estou animado, quero fazer novos projetos”, comemorou.

Um ano depois, em 2022, porém, a situação voltou a se complicar e ele virou morador em situação de rua, segundo informações do jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo. Até então, ele vivia perto do Hotel Serrador, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Antes, Carlos Sebastião chegou a morar dentro de um carro, no bairro de Copacabana.

A morte de Carlos Sebastião foi confirmada por familiares. Ele foi internado na tarde desta terça-feira (19/8) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Copacabana, na Zona Sul do Rio. De acordo com informações, ele já vinha apresentando complicações cardíacas. O motivo da morte, no entanto, ainda não foi revelado.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente