Recomeça o jogo para adiar a prisão de Bolsonaro
As principiais notícias da manhã desta quarta-feira (22/10)
STF publica acórdão do julgamento de Bolsonaro e mais 7; prazo de 5 dias para recurso é aberto. Acórdão formaliza votos dos ministros da Primeira Turma no julgamento do núcleo 1. Bolsonaro e aliados foram condenados em 11 de setembro
As Estratégias da defesa. A defesa de Jair Bolsonaro tenta usar o voto de Fux para protelar a prisão para 2026. Os primeiros embargos são os declaratórios, que Moraes pode rejeitar monocraticamente e os advogados podem pedir para serem analisados pela turma. Em seguida, a defesa pode entrar com pedido de embargos infringentes, que segundo entendimento, seriam possíveis se dois juízes da Primeira Turma divergissem – o que não ocorreu.. Mesmo assim, a defesa pretende levar o assunto para o plenário do Supremo (uol)
E a cassação de Dudu Tarifaço? Deputados federais precisam registrar presença em solo nacional para exercer o mandato, afirma ao uol Fábio Schiochet (União-SC), presidente do Conselho de Ética da Câmara. “Um deputado federal ele tem, sim, que estar em solo nacional, ele tem, sim, que estar na Câmara dos Deputados. Ao menos na terça e na quarta-feira, quando não está em licença médica ou quando não está em uma missão oficial autorizada. Schiochet compara Eduardo Bolsonaro a aluno: ‘por mais que tenha nota, tem que ter frequência’
Valdemar volta a ser alvo. A Primeira Turma do STF decidiu nesta terça-feira (21) determinar a reabertura da investigação sobre a trama golpista envolvendo o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, dirigente do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Petróleo pra você, ministro pra mim. Governo age para agradar Alcolumbre em outras frentes antes de provável frustração com Rodrigo Pacheco no STF. Senador, defendido pelo presidente do Senado à corte, deve ser preterido por chefe da AGU. Cabe a Alcolumbre dar ritmo ao processo de aprovação do novo ministro do Supremo indicado por Lula (Folha)
Com muita pressa. Comissão da Câmara aprova urgência para acelerar projeto que eleva taxação das bets. Colegiado presidido pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) usou de mecanismo extraordinário para que a proposta siga diretamente ao plenário. A proposta é uma das peças centrais do pacote de recomposição fiscal elaborado pelo governo após Câmara rejeitar a MP que tratava da substituição do IOF. (O Globo)
Emendas bancam atos. O vereador Gilberto Nascimento Jr. (PL-SP) destinou R$ 478 mil em emendas parlamentares para bancar a estrutura de três manifestações bolsonaristas realizadas na avenida Paulista, em São Paulo, neste ano (uol)
Lojas de brinquedos de SP são suspeitas de lavar dinheiro para o PCC. Operação cumpre mandados em lojas de brinquedos em 4 shoppings de SP e região metropolitana na manhã desta quarta (22/10)
What's Your Reaction?