Sesap anuncia medida emergencial para reabrir UTIs infantis no Maria Alice: “Crise de abastecimento”

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Alexandre Motta, afirmou que a Sesap adotou medidas emergenciais para garantir o abastecimento de insumos e a reabertura dos leitos de UTI do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, na Zona Norte de Natal. A unidade teve sete leitos bloqueados — cinco neonatais e dois pediátricos — […]

Agosto 12, 2025 - 19:00
 0  0
Sesap anuncia medida emergencial para reabrir UTIs infantis no Maria Alice: “Crise de abastecimento”

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Alexandre Motta, afirmou que a Sesap adotou medidas emergenciais para garantir o abastecimento de insumos e a reabertura dos leitos de UTI do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, na Zona Norte de Natal. A unidade teve sete leitos bloqueados — cinco neonatais e dois pediátricos — por falta de medicamentos e materiais, situação denunciada pelo Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) e alvo de ação conjunta do Ministério Público, Defensoria Pública e do próprio Conselho.

 

“Estamos vivendo uma crise de abastecimento de insumos por lá. Nesse final de semana, juntamos as demais unidades que contam com o serviço de pediatria, conseguimos transferir para aquela unidade alguns insumos, mas isso não foi suficiente”, disse Motta. Segundo ele, “para garantir o abastecimento completo, pleno e a garantia de abertura dos leitos de UTI neonatal e UTI UCINCo”, a Sesap recorreu à requisição administrativa junto a empresas fornecedoras, com pagamento imediato para assegurar a entrega dos materiais.

O Cremern apontou que o bloqueio decorre do não pagamento a fornecedores e que a situação já teria resultado na morte de uma criança no interior do Estado. “Não existe outro serviço no Estado com vagas disponíveis para suprir a demanda. Já houve caso de criança que precisava de UTI e morreu por não conseguir transferência”, disse o presidente da entidade, Marcos Jácome, alertando para o risco de “mais mortes evitáveis” caso não haja solução imediata.

 

O MPRN, a DPE/RN e o Cremern ingressaram com requerimento na Justiça Federal pedindo que a Sesap regularize a capacidade de atendimento do hospital em até 48 horas. As instituições também solicitam informações e cronograma para ativar 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINCo) já estruturados, mas sem funcionamento por falta de recursos.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente