SP esclareceu menos de um terço dos homicídios no 1º ano sob Tarcísio

Levantamento do Instituto Sou da Paz revela que, no 1º ano da gestão Tarcísio, estado de SP esclareceu somente 31% dos homicídios dolosos

Oct 6, 2025 - 07:00
 0  0
SP esclareceu menos de um terço dos homicídios no 1º ano sob Tarcísio

O estado de São Paulo esclareceu apenas 31% de todos os homicídios dolosos (intencionais) cometidos em 2023, revelou um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz. O total, que representa menos de um terço dos casos, é o pior índice registrado pela unidade federativa desde que os dados passaram a ser contabilizados pela instituição, em 2015, e coincide com o primeiro ano da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Pela primeira vez na série histórica, SP ficou na faixa de baixo desempenho, com com menos de 33% dos homicídios esclarecidos. O ano de maior resolução dos casos no estado foi 2017, com 54%.

O levantamento levou em consideração 17 estados brasileiros – somente aqueles que forneceram estatísticas suficientes para a análise dos casos.

A unidade federativa com maior pontuação é o Distrito Federal, com 96%. SP aparece em 13º lugar, à frente apenas de Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Bahia, que esclareceu somente 13% dos homicídios cometidos em 2023.

O que é homicídio esclarecido

  • Para o Instituto Sou da Paz, um homicídio esclarecido é aquele em que houve oferta de denúncia por parte do Ministério Público de São Paulo (MPSP).
  • Isto é, em que um suspeito foi formalmente acusado. O resultado, no entanto, depende diretamente do trabalho da Polícia Civil, responsável por indiciar o(s) suposto(s) homicida(s).
  • O instituto considera a data limite de 31 de dezembro de 2024 para que a denúncia seja oferecida e, assim, que o homicídio seja esclarecido.
  • Ainda segundo o levantamento, o Ministério Público deixou de oferecer denúncia em 69% dos casos de 2023.
  • Em 22% dos casos, a denúncia foi oferecida no mesmo ano, e em 9% das ocorrências, a acusação foi formalizada no ano seguinte.
Leia também

O que diz o MPSP

Procurado, o MPSP afirmou que oferece denúncia quando há elementos suficientes reunidos em inquérito policial.

“Cabe ao órgão, após o recebimento dos inquéritos, analisar os elementos colhidos e propor a responsabilização criminal, sempre dentro dos limites dos elementos de prova apresentados”, diz a nota.

O órgão ministerial afirmou ainda que “reforça seu compromisso em atuar de forma rigorosa no combate à impunidade, contribuindo para o fortalecimento da persecução penal no Estado”.

SSP contesta estatística

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do governo paulista, sob a gestão Guilherme Derrite, afirmou que “não comenta pesquisas cuja metodologia desconhece” e que, para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), são considerados solucionados casos em que houve indiciamento formal dos responsáveis, “sustentado por provas e evidências colhidas no curso do inquérito policial”.

Conforme a pasta, em 2023, o trabalho da Polícia Civil, por meio do DHPP, permitiu que cerca de 40% dos inquéritos instaurados por autoria desconhecida fossem esclarecidos. O resultado é superior à média nacional, que varia entre 20% e 30% conforme estatísticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). No mesmo período, por exemplo, mais de 90% dos casos de feminicídio registrados foram esclarecidos, com a prisão de 93 autores em flagrante, informou a secretaria.

“A Polícia Civil de São Paulo concentra o maior volume de investigações e, há quase três anos, vem adotando um conjunto de medidas para melhorar ainda mais a taxa de solução de casos de homicídio. Entre elas estão o incremento das equipes e delegacias especializadas, realização de concursos públicos para ampliação de efetivo, modernização de estruturas e implantação de sistemas de inteligência artificial e análise de dados”, finalizou a nota.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente