Tarifaço: governo divulga lista de itens aptos ao crédito emergencial
Empresários que exportam produtos afetados pelo tarifaço poderão ter acesso a linhas de crédito com juros menores

O governo federal publicou, nesta sexta-feira (12/9), a lista de produtos afetados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que poderão ter acesso às linhas de crédito emergencial que compõem o Plano Brasil Soberano.
A tabela dispõe de mais de 9 mil itens, classificados em duas listas de acordo com códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Consulte aqui a relação completa.
O Plano Brasil Soberano prevê R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para socorrer produtores afetados pela medida do governo norte-americano. As linhas de créditos serão ofertadas a juros menores e com prazos que variam entre 5 e 10 anos.
Leia também
-
Brasil
Após celulose, ministro vê frutas, café e carne excluídos do tarifaço
-
Indústria
Trump recua e exclui celulose brasileira do tarifaço. Veja o que muda
-
Brasil
Tarifaço dos EUA não atingirá pequenos e médios produtores, diz Lula
-
Mundo
Tarifaço: países são vítimas de práticas ilegais e chantagem, diz Lula
Terão prioridade no acesso ao crédito empresas cujas exportações aos Estados Unidos tenham representado no mínimo 5% do faturamento total, no período entre julho de 2024 e junho de 2025.
Para as demais companhias que vendem aos EUA, foi reservado o montante de R$ 10 milhões por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
É preciso estar em dia com tributos e contribuições federal, além de manter a situação regular na Receita Federal e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para solicitar a linha de crédito.
What's Your Reaction?






