Tarifaço: Lula diz que Rubio telefonou para Mauro Vieira e espera avanços na negociação com os EUA
Por Guilherme Mazui, Ana Flávia Castro, g1 — Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta quinta-feira (9) os avanços no diálogo com os Estados Unidos sobre o tarifaço e informou que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, fez uma ligação para o chanceler Mauro Vieira. Após o telefonema entre Lula e o presidente […]


Por Guilherme Mazui, Ana Flávia Castro, g1 — Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta quinta-feira (9) os avanços no diálogo com os Estados Unidos sobre o tarifaço e informou que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, fez uma ligação para o chanceler Mauro Vieira.
Após o telefonema entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira (7), Rubio foi designado para conduzir as negociações com Vieira, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em entrevista à rádio Piatã, Lula relatou que Rubio telefonou na quarta-feira (8) para Vieira. O presidente não deu detalhes da conversa.
“Agora começa um outro momento. Ainda ontem o secretário de Estado Marco Rubio ligou para o meu ministro Mauro Vieira, talvez comece a ter conversa a partir de agora. Vamos ver se a gente consegue se acertar. O Brasil não quer briga com os EUA”, afirmou.
As relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil passaram por um novo capítulo após Lula e Donald Trump conversarem por telefone pela primeira vez desde a eleição do americano. Lula diz ter sido surpreendido pela cordialidade do republicano. “Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com o outro”, relatou.
“Eu disse, ‘presidente, precisamos nos tratar sem liturgia, você me chama de você, eu chamo você de você. … Somos dois senhores de 80 anos, presidimos as duas maiores democracias do ocidente, e precisamos passar para o resto do mundo cordialidade, harmonia e não discórdia e briga”, destacou.
Primeiro contato
Lula relatou que pediu para Trump retirar a sobretaxa para entrada de produtos brasileiros nos EUA e destacou que o presidente americano não recebeu informações corretas para tomar suas decisões.
Desde 6 de agosto uma série de produtos brasileiros sofrem uma taxa de 50%. Lula solicitou a retirada de 40%, já que os outros 10% são uma tarifa que os EUA aplicaram a dezenas de países.
Lula também pediu a Trump a retirada das sanções contra autoridades brasileiras, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).