Túnel Santos-Guarujá: cronograma de obra avança mais uma etapa

Governo de São Paulo oficalizou empresa portuguesa como vencedora do leilão para construção do Túnel Imerso

Oct 20, 2025 - 12:30
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Túnel Santos-Guarujá: cronograma de obra avança mais uma etapa

O Governo de São Paulo oficializou nesta segunda-feira (20/10) a empresa ganhadora da parceria público-privada (PPP) para a construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá, que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também já emitiu uma licença ambiental prévia, autorizando o avanço da parceria. A licença considerou aspectos como impactos ambientais sobre a flora e fauna, ruído e desapropriações. 4 imagensProjeto de túnel que liga Santos e GuarujáTúnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SPLula e Tarcísio assinaram convênio para construção do Túnel Santos-GuarujáFechar modal.1 de 4

Projeto Túnel Imerso Santos-GuarujáDivulgação/Governo de SP2 de 4

Projeto de túnel que liga Santos e GuarujáReprodução/Vou de Túnel3 de 4

Túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SPDivulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles4 de 4

Lula e Tarcísio assinaram convênio para construção do Túnel Santos-GuarujáGovBr

A empresa portuguesa Mota-Engil foi a vencedora do leilão, realizado em setembro deste ano, com desconto de 0,5% na contraprestação pública máxima anual de R$ 438,3 milhões. A concessão tem prazo de 30 anos e inclui as etapas de operação e manutenção da estrutura.

Com a oficialização, o processo segue para as etapas de homologação e adjudicação, fases antes da assinatura oficial do contrato. A concessionária terá prazo de até 60 dias para formalização do acordo.

Depois, o cronograma prevê a próxima fase de definição da área onde será construída a doca de montagem dos módulos de concreto, que deve ocorrer em 2026 em Santos ou Guarujá. A produção dos módulos deve iniciar em 2027 e a estrutura imersa deve começar a ser construída até 2030. O início da operação do Túnel Imerso está previsto para 2031.

Túnel Imerso Santos-Guarujá

Esperado há quase 100 anos, o Túnel Imerso Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso de toda a América Latina, ficando a uma profundidade de 21 metros e 860 de extensão, com seis pistas (três para cada sentido).

A expectativa é de que a travessia seja feita em pouco mais de 1 minuto e meio de carro, podendo também ser percorrido por bicicletas e a pé. Atualmente, a travessia é feita por meio de balsa ou pela Rodovia Piaçaguera-Guarujá, podendo durar mais de uma hora.

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O projeto prevê a cobrança de uma tarifa semelhante ao que é cobrado hoje na travessia da balsa, no valor de R$ 6,15. O valor deverá ser reajustado de acordo com a inflação até a data de inauguração da estrutura.

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