Venezuela diz que EUA ameaça paz na região com ofensiva contra Maduro
Governo da Venezuela disse que ameaças dos EUA, sob liderança de Donald Trump, colocam em risco a paz e a estabilidade da região

Em meio à ofensiva de Donald Trump, o governo da Venezuela afirmou que as recentes ameaças e movimentações militares norte-americanas colocam em risco a paz na região. A declaração foi divulgada pela chancelaria venezuelana nessa terça-feira (19/8).
Ameaças contra Maduro
- Os EUA são um dos principais alvos das declarações polêmicas de Nicolás Maduro, que acusa o país de ambições imperialistas.
- A legitimidade do governo de Maduro é questionada por grande parte da comunidade internacional, pois muitos países enxergam fraude eleitoral nas últimas eleições realizadas na Venezuela.
- Assim como seu antecessor, Trump reconhece o opositor Edmundo González como o verdadeiro vencedor do pleito venezuelano.
- Maduro é acusado pelos EUA de ser chefe de cartel e ter ligações diretas com a entrada de drogas no país.
Segundo o governo de Nicolás Maduro, as ações de Washington mostram o “despreparo” da nova administração norte-americana, que recorre a “ameaças e difamações” contra a Venezuela.
“Estas ameaças não afetam somente a Venezuela, como também colocam em risco a paz e a estabilidade de toda a região”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela em nota.
O posicionamento surge após o governo dos EUA enviar três navios de guerra para as proximidades da Venezuela. As embarcações transportam cerca de 4 mil militares, segundo a mídia norte-americana.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Reprodução Redes Sociais artaz com foto de Nicolás Maduro divulgado pelo governo dos EUA2 de 4
Arte/Metrópoles3 de 4
Venezuela realizou eleição em Essequibo, território da GuianaZurimar Campos/Presidência da Venezuela4 de 4
Divulgação/Assembleia Nacional da Venezuela
Até o momento, ainda não está claro qual é o objetivo do deslocamento militar. A missão, porém, ocorre em meio ao acirramento da ofensiva norte-americana contra Maduro.
Leia também
-
Mundo
EUA promete usar “todo o poder” norte-americano contra Maduro
-
Mundo
Governo Maduro proíbe uso civil de drones na Venezuela
-
Mundo
Em resposta aos EUA, Maduro vai mobilizar 4,5 milhões de milicianos
-
Mundo
EUA ameaça Maduro e liga tráfico a terrorismo na América Latina
O atual presidente da Venezuela é acusado pelos EUA de liderar o cartel de drogas de Los Soles. O governo norte-americano oferece uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão do venezuelano e prometeu usar “todo o poder” do país contra Maduro.
Além disso, o envio dos navios de guerra para a costa da Venezuela acontece no momento em que grupos ligados ao tráfico de drogas, como o Los Soles, passaram a ser classificados como organizações terroristas pela administração Trump.
Na prática, a mudança abre brechas para que o governo dos EUA realize operações militares em outros países, sob a bandeira do combate ao tráfico.
What's Your Reaction?






