Viagens de ministro não surtem efeito e aérea deixa Brasil em 2º plano
Ministro Silvio Costa Filho viajou a Paris duas vezes neste ano, ao custo de R$ 190 mil, para reuniões com a Air France
As duas viagens recentes feitas a Paris pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, com reuniões presenciais com a diretoria da Air France, não surtiram efeito nas novidades operacionais mais recentes comunicadas pela companhia aérea ao mercado.
As expansões de rotas da empresa, anunciadas nesta semana, alteram muito pouco as operações no mercado brasileiro, com meses até com suspensão de rotas no Nordeste, e privilegiam outros destinos turísticos no mundo. Por outro lado, o ministro havia anunciado tratativas para aumentar as rotas a Paris a partir de capitais como Brasília e Recife.
Na semana passada, a Air France anunciou que suspenderá temporariamente, entre março e abril do ano que vem, os voos entre Salvador e Paris. A companhia promete retomar os voos diretos com a capital baiana a partir de 27 de abril.
A Air France opera voos diretos entre Paris e Salvador desde outubro do ano passado. Neste ano, os voos seguiram regularmente mesmo entre março e abril. Segundo dados da Anac, a Air France vem mantendo uma média de 13 voos por mês com destino a Paris a partir de Salvador.
Sílvio Costa Filho esteve em Paris duas vezes neste ano, ao custo de cerca de R$ 190 mil em passagens e diárias para ele e integrantes de sua equipe.
Ministro Silvio Costa Filho durante reunião com a Air France
A primeira foi no início de junho, durante missão oficial do presidente Lula na França. Um de seus compromissos foi uma reunião com a Air France. Entre 7 e 13 de setembro, o ministro retornou à capital francesa. Na agenda, mais uma reunião com a diretoria da companhia, numa agenda mais focada. Dessa vez, o ministro Sílvio Costa Filho chegou a postar um vídeo em uma sala de reuniões da companhia aérea afirmando que estava lá para discutir a ampliação de rotas para o Brasil.
“A gente espera que, agora em 2026, a gente possa ter ainda mais consolidação de novas rotas para o Brasil”, afirmou o ministro, em frente a diretores da aérea francesa.
“Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de expansão da malha aérea da companhia no Brasil, incluindo o reforço de rotas para o Rio de Janeiro e a perspectiva de novas ligações com Brasília e capitais do Nordeste”, indicou notícia do site oficial do Ministério dos Portos e Aeroportos, mencionando Recife (PE) como uma nova capital a ser atendida. O ministro é de Pernambuco.
São tímidas, no entanto, as novidades nesse sentido no comunicado feito no último dia 21 pela Air France sobre suas operações para os próximos meses. A frequência de voos para Salvador, por exemplo, terá uma breve expansão, saltando de 13 para 21 voos mensais em dezembro e janeiro, mas com o restante da temporada mantendo o patamar atual de três voos semanais.
No Rio de Janeiro, a dinâmica é similar, com até 12 voos semanais, mas com esse nível sendo alcançado somente em dezembro e janeiro. Em relação aos outros dois destinos da Air France no país (Guarulhos e Fortaleza), não há alterações.
Ao mesmo tempo em que indicou seus planos para o Brasil, a Air France também informou sobre a abertura de duas novas rotas para destinos de forte demanda turística, com voos diretos para Phuket, na Tailândia, e Punta Cana, na República Dominicana, além de ampliação na frequência de voos para Orlando (EUA), Cancún (México), Cidade do Cabo (África do Sul), Bangkok (Tailândia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Ministério diz que rotas serão ampliadas a partir de junho de 2026
O Ministério de Portos e Aeroportos explicou, em nota, que a descontinuidade temporária de voos da Air France na rota Salvador-França, entre abril e maio de 2026, ocorre devido à baixa temporada da demanda de passageiros durante os meses mencionados.
“Contudo, a previsão é que as operações aéreas sejam retomadas e ampliadas a partir de junho do próximo ano. A empresa também já sinalizou que irá trazer novas rotas para o nosso país a partir do próximo ano”, esclareceu a pasta comandada pelo ministro Silvio Costa Filho.
A Air France, por sua vez, assegurou que segue avaliando continuamente oportunidades de desenvolvimento de sua malha aérea de acordo com a demanda e a viabilidade operacional.
“Os voos da Air France entre Salvador (SSA) e Paris (CDG) não serão operados durante a baixa temporada, de 9 de março a 25 de abril de 2026. Durante este período, Salvador continuará a ser atendida via Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, por meio da parceria da Air France com a Gol. A rota será retomada normalmente a partir de 27 de abril de 2026, com três voos semanais às terças, sextas e domingos.”
What's Your Reaction?