Vidro de 10,8 milhões de anos revela impacto de asteroide desconhecido

O vidro tectito é produzido quando um asteroide cai na Terra e derrete sua superfície. As peças foram achadas no sul da Austrália

Sep 18, 2025 - 14:30
 0  0
Vidro de 10,8 milhões de anos revela impacto de asteroide desconhecido

Pesquisadores descobriram que um asteroide desconhecido atingiu a Terra há cerca de 11 milhões de anos após encontrar pedaços de vidro no sul da Austrália. Geralmente, as colisões são identificadas por meio das crateras feitas pelos objetos espaciais.

Leia também

O estudo foi liderado pela Universidade Aix-Marseille, na França, e publicado no final de agosto na revista científica Earth and Planetary Science Letters.

Os cientistas encontraram uma rara espécie de tectico, de cor azul, que estava exposto em um museu de Adelaide, na Austrália. Os tecticos são vidros naturais “fabricados” quando um asteroide se choca com a Terra, derretendo o material da superfície e o arremessando a uma distância muito grande.

Segundo o autor do artigo, Fred Jourdan, a peça ajudará no conhecimento do passado geológico terrestre.

“Esses minúsculos pedaços de vidro registraram um evento de impacto antigo que nem sabíamos. Eles são como pequenas cápsulas do tempo das profundezas da história do nosso planeta”, exalta o professor da Universidade de Curtin, na Austrália, em comunicado.

Apesar de não terem localizado a cratera, os pesquisadores acreditam que o impacto foi imenso. “Entender quando e com que frequência grandes asteroides atingiram a Terra também nos ajuda a avaliar o risco de impactos futuros, o que é importante para a defesa do planeta”, explica Jourdan.

Como foi feito o estudo

As cinco mil peças encontradas foram mergulhadas em líquidos para estimar sua densidade. Os 417 tectitos mais densos e com mais níveis de ferro foram selecionados pela equipe. Pequenos, eles tinham tamanho parecido com o de uma moeda.

Após serem levadas para a França, as peças foram analisadas mais profundamente e duas delas foram datadas em cerca de 11 milhões de anos.

Vidros de 11 milhões de anos

Os vidros tectitos não são uma novidade no planeta, mas o vidro australiano é distinto de todos os outros já encontrados. “Esses tectitos são únicos devido à sua química incomum e à sua idade, que é de cerca de 11 milhões de anos”, revela a autora principal, Anna Musolino, da Universidade Aix-Marseille. Imagem colorida de vidro tectito - MetrópolesTectitos são vidros resultantes de quedas de asteroides na Terra

Os tectitos mais antigos conhecidos eram do campo coberto de tectitas da Australásia, região que inclui China, Filipinas e Austrália, com aproximadamente 780 mil anos. Anna afirma que os vidros mais recentes surgiram de um asteroide totalmente diferente do responsável por atingir esse local.

Os pesquisadores pretendem se aprofundar no estudo dos objetos vitrificados para identificar qual asteroide foi responsável pela sua produção.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente