Você lava o carro com detergente? É melhor evitar
Produtos não apropriados ou indicados, como o detergente, podem corroer a pintura e riscar a lataria do carro

Lavar o carro em casa pode ser o momento mais esperado da semana para quem tem um automóvel. Além de economizar na lavagem profissional, muita gente prefere fazer isso sozinho para evitar problemas. No entanto, na hora de escolher o produto e a maneira de lavar a lataria, é importante estar atento à composição química para não danificar a pintura.
Leia também
-
Saúde
Após suspensão de lotes, Ypê afirma que detergente não oferece risco
-
Brasil
Férias na estrada? Saiba quais cuidados ter durante viagem de carro
Hoje em dia, boa parte dos supermercados já vendem produtos especializados para deixar o carro brilhando. No entanto, muita gente ainda é adepta de outros elementos, como detergente de cozinha e até sabão em pó.
O programa Autoesporte resolveu fazer um teste para verificar a eficácia de três produtos: detergente, sabão para roupas e produtos para limpeza automotiva. A principal diferença entre eles está no pH. Alguns deles podem danificar a pintura, deixando a cor fosca ou até a corroendo. Confira a comparação entre os diferentes produtos:
Afinal, lavar o carro com detergente é ruim? A resposta é sim. O detergente doméstico possui pH elevado (acima de 8), tornando-o alcalino, o que é ideal para remover gordura de louças, mas não adequado para superfícies como a pintura automotiva. Usá-lo uma vez para quebrar um galho pode até não danificar a pintura, mas o uso contínuo pode causar prejuízos, como:
- Ressecamento e manchas, já que o pH desnatura o verniz e a camada protetora da pintura.
- Remoção de ceras e selantes, reduzindo a proteção contra elementos e desgaste futuro.
- Perda de brilho.
- Riscos e microabrasões.
Continue a leitura no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.
What's Your Reaction?






