Zelensky agradece a Trump por voltar a enviar armas para a Ucrânia
O presidente Volodymyr Zelensky recebeu nesta segunda-feira (14/7) o tenente-general Keith Kellogg, enviado especial para Ucrânia e Rússia

O presidente Volodymyr Zelensky (Ucrânia) agradeceu o mandatário Donald Trump (EUA) pela disposição em “proteger a vida dos ucranianos”. Em vídeo publicado no X (ex-Twitter), Zelensky contou que recebeu nesta segunda-feira (14/7) o tenente-general Keith Kellogg, nomeado por Trump no final do ano passado como enviado especial para Ucrânia e Rússia. “Hoje foi um dia longo com o general Kellog. Ele iniciou sua visita à Ucrânia de maneira muito significativa. Conversamos de forma produtiva.”
Para Zelensky, a “paz só é possível por meio da força”. Ele disse que conversou sobre isso com o presidente Trump e com representantes do Congresso. “Estamos trabalhando no nível das nossas equipes da Ucrânia e dos Estados Unidos para garantir as forças e os meios necessários para proteger vidas, nossa nação: armas americanas, sanções americanas contra a Rússia, um projeto de lei de sanções já preparado no Congresso, além de garantir o financiamento europeu e o apoio conjunto à nossa defesa.”
Veja a íntegra do vídeo
Em reunião com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, também nesta segunda, Trump disse que está “muito descontente” com a Rússia, além de “decepcionado” com o presidente Vladimir Putin, e fez uma ameaça: “Vamos aplicar tarifas muito severas [à Rússia] se não chegarmos a um acordo de paz [na guerra com a Ucrânia] em 50 dias”.
O presidente norte-americano alegou que as “tarifas secundárias” serão de cerca de 100% caso não haja o cessar-fogo dentro do período estipulado. De acordo com ele, o mercado é “ótimo para resolver guerras” e que a Rússia deveria concentrar seus recursos no comércio, e não na guerra.
“Sou grato ao presidente Trump pela disposição em apoiar a proteção das vidas do nosso povo. Essa guerra continua apenas por cusa da Rússia, apenas pelo desejo de Putin de prolongá-la e arrastá-la. A Rússia tenta fazer com que a guerra pareça uma nova norma. Nunca podemos aceitar isso.”
No domingo (13/), Trump afirmou que enviará sistemas de defesa aérea Patriot para a Ucrânia.
Leia também
-
Mundo
Trump se diz “decepcionado” com Putin e ameaça taxar Rússia em 100%
-
Mundo
Defesa aérea e sanções à Rússia: Zelensky detalha negociações com EUA
-
Mundo
Líderes discutem reconstrução da Ucrânia e Zelensky pede mais “defesa”
-
Mundo
Rússia ataca Ucrânia com 400 drones; Zelensky fala em “terror russo”
What's Your Reaction?






