Zelensky diz que é hora de pôr fim à guerra: “Contamos com os EUA”
O presidente ucraniano ainda disse que espera que o encontro entre Trump e Putin abra caminho para uma paz justa entre Rússia e Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o país está pronto para pôr fim à guerra contra a Rússia e que conta com uma posição forte dos Estados Unidos para isso. A declaração foi feita em um post no Telegram, nesta sexta-feira (15/8).
O ucraniano ainda ressaltou que espera que a reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca, nesta sexta, abra o caminho para uma paz justa e dê um fim ao conflito no Leste Europeu. Zelensky pediu que a próxima rodada de negociações seja trilateral.
“O fundamental é que esta reunião abra um caminho real para uma paz justa e uma discussão substancial entre os líderes em um formato trilateral – Ucrânia, Estados Unidos e a Rússia. É hora de acabar com a guerra, e a Rússia precisa tomar as medidas necessárias. Contamos com os Estados Unidos. Estamos prontos, como sempre, para trabalhar da forma mais produtiva possível”, disse o ucraniano.
Leia também
-
Mundo
Trump recebe Putin no Alasca para negociar cessar-fogo na Ucrânia
-
Mundo
Trump comete gafe ao dizer que o Alasca pertence à Rússia
-
Esportes
Vídeo: mascote de time de hóquei é perseguido por urso no Alasca
-
Mundo
As primeiras ondas do tsunami atingiram o Alasca, diz TV
Zelensky completou dizendo que deve receber, nesta sexta, relatórios da inteligência ucraniana e de diplomatas sobre a preparação da reunião no Alasca e sobre com o que Putin está indo para lá. “Também recebemos relatórios das regiões da Ucrânia após os ataques russos ao mercado central”, publicou.
O encontro entre Putin e Trump pode ser um divisor de águas na guerra, que dura mais de 3 anos. O norte-americano promete ser duro nas negociações e chegou a ameaçar que não sentaria mais à mesa com Putin enquanto não o russo não aceitar o fim do conflito.
What's Your Reaction?






