Zucco (PL) lidera disputa pelo governo do RS, diz pesquisa
Líder da oposição na Câmara aparece à frente em todos os cenários testados pela Real Time Big Data
O deputado federal Luciano Zucco (PL), líder da oposição na Câmara dos Deputados, aparece na dianteira da disputa para o governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026, segundo pesquisa Real Time Big Data.
O levantamento obtido pela coluna testou dois cenários estimulados e, em ambos, o parlamentar aparece numericamente à frente de adversários como o presidente da Conab, Edegar Pretto (PT), Gabriel Souza (MDB), e Juliana Brizola (PDT).
A pesquisa Real Time Big Data foi realizada nos dias 2 e 3 de setembro de 2025, com 1.200 entrevistas em todo o estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
No primeiro cenário, Zucco aparece com 26% das intenções de voto, seguido por Juliana Brizola (PDT), com 20%, e Edegar Pretto (PT), com 19%. Gabriel Souza (MDB) registra 4%. No segundo cenário, Zucco mantém a dianteira, com 24%, seguido por Sebastião Melo (MDB), com 21%, e Pretto, com 20%.
Entre os candidatos mais rejeitados estão Juliana Brizola (PDT) e Edegar Pretto (PT), com 37% e 36%, respectivamente. Luciano Zucco, que se identifica como bolsonarista, tem rejeição de 32%, a segunda mais baixa entre os nomes testados.
Senado no RS: Eduardo Leite e Manuela D’Ávila lideram
A pesquisa também mediu as intenções de voto para o Senado no estado. O atual governador, Eduardo Leite (PSD), aparece na liderança, com 45% das intenções de voto, seguido por Manuela D’Ávila (sem partido), com 24%. Na sequência vêm Sanderson (PL), com 17%, e Paulo Pimenta (PT), com 15%.
Num segundo cenário, Manuela D’Ávila aparece em primeiro, com 28%, seguida de Sanderson (20%) e Paulo Pimenta (19%). Segundo o instituto, os dois nomes mais competitivos para o Senado gaúcho são Leite e Manuela, ambos com recall alto e rejeição abaixo de 25%
What's Your Reaction?