Alexandre de Moraes dá 48 horas para Castro se explicar

O ministro, Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo do Estado do Rio e a Justiça fluminense enviem, em até 48 horas, informações adicionais detalhadas sobre a ação, considerada a mais letal da história do país. A megaoperação policial que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, no […]

Nov 11, 2025 - 09:30
 0  0
Alexandre de Moraes dá 48 horas para Castro se explicar

O ministro, Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo do Estado do Rio e a Justiça fluminense enviem, em até 48 horas, informações adicionais detalhadas sobre a ação, considerada a mais letal da história do país. A megaoperação policial que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, no fim de outubro.

A decisão ocorre após relatos de moradores e familiares sobre execuções, dificuldades de acesso aos corpos, e denúncias de violações aos direitos humanos. Famílias das vítimas, entidades civis e o Ministério Público apontam inconsistências nos dados oficiais divulgados pelo governador Cláudio Castro e a Secretaria de Segurança Pública.

Moraes quer a preservação integral das provas periciais, incluindo laudos necroscópicos, imagens de câmeras corporais usadas pelos agentes, e relatórios de inteligência que sustentaram os mandados contra membros do Comando Vermelho. O ministro também suspendeu um inquérito que investigava familiares que transportaram corpos até o centro das comunidades — e cobrou explicações do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que havia impedido o Ministério Público Federal de investigar a operação policial no Rio.

As decisões fazem parte da chamada ADPF das Favelas, ação que questiona a atuação policial em comunidades cariocas e cria parâmetros. Moraes assumiu a relatoria do processo de forma temporária, após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

O ministro se reuniu nessa segunda-feira com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os procuradores-gerais de Justiça dos estados. E em seguida esteve com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para tratar do Marco do Crime Organizado — projeto que visa reforçar o combate às facções criminosas no país. O projeto está com a expectativa de ir a votação ainda essa semana. Motta incluiu o projeto na pauta do plenário desta terça-feira (11). A matéria é alvo de disputa entre STF cobra explicações do Rio sobre ação mais letal da história, com 121 mortos.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente