CBF se pronuncia e cobra rigor da Conmebol após tragédia na Argentina

CNN Brasil A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta quinta-feira (21), um posicionamento a respeito da briga que marcou o duelo entre Independiente e Universidad de Chile, pelas oitavas de final da Sul-Americana. Em nota, a entidade condenou os episódios de violência e cobrou da Conmebol medidas rigorosas para identificar os envolvidos e aplicar punições exemplares. “A Confederação […]

Agosto 21, 2025 - 12:00
 0  0
CBF se pronuncia e cobra rigor da Conmebol após tragédia na Argentina

CNN Brasil

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta quinta-feira (21), um posicionamento a respeito da briga que marcou o duelo entre Independiente e Universidad de Chile, pelas oitavas de final da Sul-Americana.

Em nota, a entidade condenou os episódios de violência e cobrou da Conmebol medidas rigorosas para identificar os envolvidos e aplicar punições exemplares.

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pede à Conmebol rigor total na apuração dos fatos ocorridos, com investigação célere e transparente, e que os responsáveis sejam identificados e punidos com severidade. É inadmissível que episódios como esse se repitam em competições que deveriam celebrar o talento, a emoção e o espírito esportivo”, disse a CBF.

A CBF ainda manifestou apoio às vítimas da violência e às suas famílias. Por fim, a entidade reafirmou “seu compromisso com a promoção de um futebol seguro, inclusivo e pacífico”.

“Somente com punições exemplares e ações concretas será possível erradicar a violência dos estádios e preservar a dignidade do esporte em nosso continente”, finalizou.

Veja a nota da CBF na íntegra

A barbárie da última noite, no estádio de Avellaneda, durante a partida entre Independiente e Universidad de Chile, pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, vai contra todos os princípios do esporte que tanto amamos. O futebol, uma das grandes expressões de paixão e união dos povos sul-americanos, não pode ser palco de violência, intolerância e desrespeito.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pede à Conmebol rigor total na apuração dos fatos ocorridos, com investigação célere e transparente, e que os responsáveis sejam identificados e punidos com severidade.

É inadmissível que episódios como esse se repitam em competições que deveriam celebrar o talento, a emoção e o espírito esportivo.

Manifestamos nossa total solidariedade às vítimas da violência e às suas famílias. Nenhum torcedor, atleta ou profissional envolvido no espetáculo esportivo deve temer por sua integridade física ao exercer seu direito de participar ou assistir a uma partida de futebol.

A CBF reafirma seu compromisso com a promoção de um futebol seguro, inclusivo e pacífico. Somente com punições exemplares e ações concretas será possível erradicar a violência dos estádios e preservar a dignidade do esporte em nosso continente.

Horror na Argentina

Torcedores da Universidade do Chile que foram à Argentina para assistir ao time na Copa Sul-Americana protagonizaram graves incidentes. Durante o jogo contra o Independiente, torcedores do time azul começaram a lançar objetos contundentes e projéteis contra a torcida local.

Torcedores chilenos invadiram o setor argentino, roubaram faixas, atiraram bombas e atearam fogo em objetos.

Em resposta, os torcedores do Rojo furaram o bloqueio policial e iniciaram uma briga generalizada que obrigou a suspensão do jogo. No momento, a partida estava em 1 a 1. Vários chilenos ficaram encurralados, muitos foram espancados e até despidos. Um torcedor chegou a se jogar da arquibancada para escapar da violência.

Os torcedores do Independiente foram evacuados e realocados para outros locais para evitar conflitos com os torcedores da U. Os que seguiram dentro do estádio foram agredidos pelos adversários.

Segundo o Tyc Sports, da Argentina, 350 torcedors do time chileno foram presos. Não há registro de mortes confirmadas, e nem balanço exato do número de feridos. As vitíimas forma levadas ao Hospital Fiorito, em Avellaneda. Relatos extraoficiais indicaram que diversos torcedores chegaram em estado grave.

De acordo com José Antonio Viera-Gallo, embaixador do Chile na Argentina, dois torcedores passaram por cirurgias delicadas na cabeça.

Um verdadeiro caos, que deixou de ser suspensão e se tornou cancelamento. Quase uma hora depois da paralisação, a Conmebol confirmou que o restante do jogo não seria realizado.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente