Com apagão, população estoca água e comida na Espanha. Veja vídeo
Apagão geral atingiu Península Ibérica e parte da França na manhã desta segunda-feira (28/4)

O jornalista Brasileiro Alex Ferrer está a passeio em Alicante, na Espanha, e registrou o momento em que pessoas saem de um mercado com várias garrafas de água e mantimentos, com o objetivo de estocá-los durante o apagão.
A queda de energia atingiu toda a Península Ibérica e parte da França na manhã desta segunda-feira (28/4). A operadora de redes energéticas REN, de Portugal, informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro, conhecido como vibração atmosférica induzida.
Veja vídeo:
Ao Metrópoles ele explicou que os supermercados estão lotados e com grande filas, cenário que relembra a pandemia da Covid-19. “Todo o mundo foi para o mercado. Eles não estão colocando na prateleira, já fica direto naquele carro de puxar estoque, e as pessoas pegando. Consequentemente, os caixas estão todos lotados e, nos carrinhos, (tem) bastante água”.
Para Alex, outro fator de preocupação tem sido a quantidade de informações baseadas em fake news em circulação. “Tem uma vizinha que falou que não era para sair de casa, para trancar a porta e que, se alguém batesse, não era para atender. Tem gente falando que, enquanto o povo está no negócio do papa, o Putin fez isso e, com isso, a população está assustada, e a cidade, completamente parada.”
Apagão geral
Na Espanha, aeroportos e metrôs pararam nas principais cidades. O Aeroporto de Barajas, em Madri, permanece sem energia, e o metrô de Valência suspendeu todos os serviços.
Dados da Red Eléctrica, a operadora da rede elétrica espanhola, mostram uma queda abrupta no fornecimento em questão de segundos. Cidades como Sevilha, Barcelona e Pamplona também continuam afetadas.
A Red Eléctrica informou ter ativado os protocolos de emergência e garantiu que “todos os recursos estão dedicados à solução da interrupção”.
Ainda não está clara a extensão exata dos danos nem o número de pessoas afetadas. Há também relatos de falta de energia em cidades portuguesas, como Lisboa e Porto.
What's Your Reaction?






